19 de outubro de 2018

« Voltar para o blog

Energia Fotovoltaica e o cenário no Brasil

Energia Fotovoltaica e o cenário no Brasil

A Energia Fotovoltaica está sendo cada vez mais conhecida pelos brasileiros. Em pesquisa ao Datafolha, solicitada pela ONG Greenpeace, 80% dos entrevistados relatou conhecimento sobre a possibilidade de gerar sua própria energia e dados mostraram que 8 em cada 10 brasileiros demonstraram interesse. Porém, por que, diante de tanto interesse popular, ainda não vemos as casas e prédios tomados por placas solares, gerando energia de forma sustentável e barata?

Energia Fotovoltaica no Brasil

A força da energia fotovoltaica como uma alternativa às energias convencionais já está bem consolidada na comunidade científica, seja do ponto de vista energético, servindo como alternativa à escassez de água e ao despacho das usinas termelétricas; seja do ponto de vista ambiental, onde há uma geração sem emissão de gases poluentes e sem comprometimento da fauna e da flora; ou até mesmo do ponto de vista econômico, por meio da geração de empregos qualificados. Contudo, faltam investimentos e incentivos fiscais por parte do governo, o que deixa o Brasil em desvantagem quando comparado aos outros países na composição da matriz energética a partir desse tipo de energia. Outro fato curioso é perceber a disparidade no Brasil em relação às outras fontes, como a eólica e a biomassa, que também são consideradas fontes alternativas, mas já possuem uma maior participação na composição da matriz energética do país. Esse fato se explica pela ausência da energia fotovoltaica no Programa de Incentivo das Energias Alternativas (PROINFA), tido como o principal impulsionador dessas fontes no país.
É importante lembrar, que a geração de energia a partir dos painéis solares (energia fotovoltaica) trata-se apenas de uma das formas de aproveitamento da Energia Solar. Outras formas são: A Energia Solar Térmica, onde transforma-se a radiação solar em energia térmica, usada em sua grande maioria no aquecimento de água para as residências; e a Energia Solar Heliotérmica, que consiste na geração de energia a partir do acionamento de turbinas por meio da evaporação de um fluido ao ser aquecido pela radiação solar.

Energia Fotovoltaica vale a pena?

Dentre todas as tecnologias de geração, a fotovoltaica se mostra como aquela que apresenta o melhor custo benefício, onde para cada real investido na energia solar em forma de incentivo, obtêm-se a maior redução no preço da geração. Portanto, embora bastante difundida pela mídia e com uma grande aceitação por parte da sociedade, a energia fotovoltaica não apresenta o mesmo grau de maturidade em relação às demais fontes alternativas, e por isso, ainda espera por um tratamento especial e outro tipo de olhar para o seu desenvolvimento. De todo modo, tramita no Congresso Nacional a proposta de uma nova reestruturação do setor elétrico que pode vir a ser uma oportunidade de visibilidade para a esse tipo de energia no país.

Você pode continuar a leitura acerca do tema com o nosso artigo sobre Fontes de Energia Alternativa e seguir acompanhando o blog da Soma para mais notícias e novidades sobre o setor elétrico do Brasil.