30 de janeiro de 2023

« Voltar para o blog

Trending Topics do Setor de Energia

Trending Topics do Setor de Energia

Estamos passando pelo momento mais importante e movimentado do setor de energia. A mudança climática e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa estão motivando uma transição significativa, com a crescente adoção de fontes de energia renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, e a redução do uso de energias não renováveis, como carvão e petróleo.

 

A abertura do Mercado Livre para clientes de alta tensão, por exemplo, é o primeiro passo de um importante projeto de modernização do setor.

Alternativas que contam com o apoio da tecnologia e recursos naturais se sobressaem na busca por um mundo mais verde. A inteligência artificial e a Internet das Coisas também estão mudando a forma como a energia é gerada, distribuída e consumida, tornando a rede elétrica mais inteligente e eficiente.

No entanto, ainda existem desafios significativos a serem enfrentados, incluindo a necessidade de melhorar a infraestrutura para suportar a transição energética, e o desenvolvimento de tecnologias de captura e armazenamento de carbono.


Montamos um infográfico com os 4 assuntos em alta e que já dominam todos os debates não só no Brasil, como no mundo.


Infográfico: Trending Topics do setor de energia

 

 

Além dos 4 principais temas listados acima, se destacam ainda: 

  1. Armazenamento de Energia: alternativa para suportar a geração de energia renovável intermitente.
  2. Inteligência Artificial: aplicada para otimizar a gestão da rede elétrica e prever falhas.
  3. Eficiência Energética: conjunto de ações para reformular e gerir o consumo consciente. Uma opção para reduzir o impacto ambiental trabalhando dentro de todos os processos.
  4. Veículos Elétricos: O mercado está crescendo rapidamente e já visando alternativas que incluem o hidrogênio verde.
  5. Microgrids: as redes elétricas locais estão ganhando importância como uma forma de fornecer energia com mais segurança e confiabilidade em áreas remotas ou afetadas por desastres.


O papel das empresas e a adoção de medidas ESG

 

A incorporação de práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa) em suas operações traz benefícios diretos e gera uma conexão da empresa com a sociedade como um todo. 

Quando se reflete sobre a responsabilidade social e ambiental, com atitudes concretas, melhora-se a imagem e reputação junto aos stakeholders, atrai investidores que buscam empresas com práticas responsáveis, contribui para a estabilidade e sustentabilidade a longo prazo do negócio, pode influenciar positivamente a regulamentação e a opinião pública e ajuda a minimizar riscos e mitigar impactos negativos na sociedade e no meio ambiente

 

Como fazer isso?

> Adotando fontes de energia renováveis (como solar, eólica, hidrelétrica, etc.)
> Reduzindo o consumo de energia por meio de eficiência energética
> Investindo em tecnologias sustentáveis;
> Colaborando com governos e outras empresas para a criação de políticas públicas favoráveis a uma economia verde;
> Criando uma comunicação transparente sobre as emissões de gases de efeito estufa e esforços para reduzi-las.

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler o nosso artigo sobre a Transformação digital no setor. Sua empresa já colou em prática ações sustentáveis em busca de economia? Escolha uma assessoria com experiência e principalmente, soluções integradas. Aqui na Soma o objetivo é um só: economia máxima com inteligência. Para isso, temos soluções em todas as vertentes, focamos na gestão transparente com isonomia.

Fale com o nosso time Clicando aqui

 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando nas redes sociais, instagram e linkedin.