27 de dezembro de 2022

« Voltar para o blog

Setor de Energia: Conheça as novas tecnologias para 2023

Setor de Energia: Conheça as novas tecnologias para 2023

A tecnologia continua a ser um catalisador primário para a mudança no mundo, e no setor de energia não é diferente. Empresas, governos e instituições do setor social têm mais possibilidades de aumentar sua produtividade, inventar e reinventar ofertas e contribuir para o bem-estar da humanidade.

Embora seja difícil prever tendências tecnológicas, considerando a rapidez com que o digital vem se desenrolando, listamos aqui neste artigo tecnologias que precisam estar no radar de quem busca inovação e crescimento.

 


Setor de Energia e as Novas Tecnologias

 

Digital-first 

 

O número de organizações que se tornaram líderes digitais aumentou 30%, conforme pesquisa Global Interconnection Index 2023, apesar das restrições da cadeia de fornecimento e instabilidades geopolíticas e econômicas. Isso significa mesclar estratégias de negócios e tecnologia digitais de forma que se tornem indistinguíveis.

 

IA aplicada

 

De acordo com o McKinsey Technology Council, o uso de modelos de Inteligência Artificial tiveram elevado nível de adoção e continuaram como forte tendência em 2023. Contando com investimentos globais superiores a 165 Bilhões de dólares, cada vez mais modelos treinados em aprendizado de máquina podem ser usados ​​para resolver problemas de classificação, previsão e controle para automatizar atividades, adicionar ou aumentar recursos, ofertas e tomar melhores decisões.

 

Conectividade avançada

 

Celular 5G/6G, redes sem fio de baixa potência, satélites de baixa órbita terrestre e outras tecnologias suportam uma série de soluções digitais que podem impulsionar o crescimento e a produtividade em todos os setores.

 

A chegada do 5G no Brasil vai permitir que os investimentos em telecomunicações alcancem inéditos R$37,2 bilhões ao final de 2022, uma alta de cerca de 5% em relação ao ano anterior. De acordo com a Conexis, associação que reúne as companhias do setor, o avanço deve continuar no mesmo ritmo em 2023 por conta da antecipação da implantação da nova tecnologia de quinta geração para além das capitais.

 

Futuro da energia limpa

 

As soluções de energia limpa ajudam a atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor, desde a geração até o armazenamento e distribuição de energia.

 

Por exemplo, a energia geotérmica nas profundezas da Terra, pode fornecer energia limpa e renovável mais do que suficiente para atender à demanda mundial. Não existe ainda tecnologia que nos permita perfurar fundo o suficiente para captar essa energia, mas os primeiros passos estão sendo dados.


Armazenamento

 

Quando se fala em energias renováveis, uma questão que logo surge é o estoque desses recursos, principalmente quando não disponível. A energia eólica ou solar, por exemplo, como fazer quando não há vento ou sol, respectivamente?

Várias empresas vivem uma verdadeira “corrida” para desenvolverem baterias que, além de eficientes, tenham vida útil considerável para armazenarem esse tipo de energia. Nesse sentido, uma nova tecnologia em baterias promete revolucionar o mercado de energia. A empresa Honeywell está anunciando uma bateria de fluxo que funciona com fontes renováveis de geração – como eólica e solar. Aqui, usa-se um eletrólito seguro e não inflamável, que converte energia química em eletricidade para armazenar energia para uso posterior.

 

Novas tecnologias para o setor de energia
Foto Divulgação Honeywell

 

A energia pode ser usada quando não há vento ou sol, ou em caso de queda da demanda fornecida pelas concessionárias. Ela pode estocar e descarregar energia por até 12 horas, excedendo a duração das baterias de íon-lítio que possuem tempo estimado de até 4 horas. Projetada com componentes recicláveis, ela não se degrada com o tempo, garantindo assim o desempenho do sistema. Essa é uma tecnologia confiável e de baixo custo por até 20 anos.

 

Mobilidade Urbana

 

Já no campo da eletrificação da mobilidade urbana, a indústria automobilística está investindo na tecnologia de ânodo de silício para a alimentação de seus futuros modelos elétricos. O material inovador é capaz de multiplicar a capacidade de armazenamento de energia em até 10 vezes – o que significa uma revolução para a autonomia dos veículos elétricos.

 

O presente é sustentável e econômico



As empresas precisam entender que investir em tecnologia e no planejamento energético é também cuidar do seu posicionamento estratégico e ganhar mercado.

Medidas e ações sustentáveis com a ajuda da tecnologia corroboram para abertura de investimentos, conquista de novos clientes e o tão falado, marketing verde. Depois de tudo isso, é hora de começar a transformar não só o cenário energético da sua empresa, como trabalhar o potencial de crescimento, lembre-se: ser sustentável é também ser lucrativo.

 

 

Portanto, na hora de escolher uma empresa para gerir suas demandas energéticas, priorize uma assessoria independente, focada exclusivamente em diminuir custos de energia mês a mês, e que conte com soluções modernas e inovadoras. 

 

Saiba mais como economizar com uma gestora de energia independente Clicando aqui

 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando nas redes sociais, instagram e linkedin.