29 de junho de 2023

« Voltar para o blog

Infográfico: Mercado Varejista de Energia – liberdade com inteligência e economia

Infográfico: Mercado Varejista de Energia – liberdade com inteligência e economia

O setor de energia elétrica está no topo das discussões mundiais, e no Brasil estamos caminhando rumo a definições importantes para modernizar e garantir a liberdade para os consumidores. Uma das mudanças mais significativas é a abertura do mercado livre de energia. Com esse grande passo, surge a figura do consumidor varejista. 

Neste artigo, vamos explorar o que é o mercado varejista de energia, quem são os consumidores varejistas e qual a diferença em relação aos consumidores atacadistas. Além disso, discutiremos as oportunidades que a abertura do mercado livre trará a partir de 2024 para consumidores de alta tensão.

 

O que é o mercado varejista de energia?

 

O mercado varejista de energia é o ambiente em que a comercializadora ou geradora de energia elétrica fica responsável por representar consumidores livres na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Os consumidores podem escolher seu fornecedor de energia. Anteriormente, no mercado regulado ou cativo, eles eram atendidos por uma única concessionária, presos à instabilidade do mercado e reajustes das bandeiras tarifárias, sem a opção de buscar alternativas de fornecimento. Nesta perspectiva, os consumidores varejistas são livres e podem negociar contratos e condições comerciais.

 

O comercializador varejista



Esse é o agente responsável por representar, em seu nome e conta, geradores e consumidores de energia junto à CCEE. O objetivo aqui é facilitar a migração de novos consumidores para o ambiente de contratação livre, reduzindo a burocracia e colaborando para o desenvolvimento das empresas e do setor.

Para ser um representante, é preciso ser habilitado pela CCEE e comprovar que possui condições técnicas, operacionais, comerciais e financeiras.

Consumidor varejista e os benefícios de ser livre

 

Os consumidores varejistas são empresas, indústrias e instituições representadas pelas comercializadoras varejistas junto à CCEE.


Consumidores varejistas são os:

Autoprodutores e Produtores independentes, com capacidade instalada inferior a 50 MW, não comprometidos com Contrato de Comercialização de Energia em Ambiente Regulado – CCEAR, Contrato de Energia de Reserva – CER ou Cotas.


> Consumidores livres (carga acima de 1,5 MW) e consumidores especiais (carga acima de 0,5 MW e menor que 1,5 MW).


> Todos os consumidores de alta tensão – a partir de janeiro de 2024.

As vantagens de ser um consumidor varejista de energia são muitas. Uma das principais é que, ao contratar uma comercializadora varejista, a empresa fica livre de todo o processo burocrático, não precisa realizar a adesão junto à CCEE, e com isso, consegue reduzir custos administrativos sem perder prazos ou se preocupar com as regulamentações e obrigações da câmara.

Outros benefícios:
> Incentiva a Sustentabilidade via fontes renováveis de energia
> Ganha mais flexibilidade nos contratos
> Consegue uma visão estratégica do negócio

 

Infográfico – Mercado Varejista

 

A liberdade a partir de 2024

 

A partir de 2024, acontecerá a abertura total do mercado livre de energia no Brasil para consumidores de alta tensão. Isso significa que todos esses consumidores poderão optar por seu fornecedor de energia elétrica. Essa abertura trará uma maior competitividade no setor, com uma ampla oferta de fornecedores e a possibilidade de negociações mais favoráveis para as empresas como um todo. Além disso, a liberdade de escolha estimula a inovação e a busca por soluções integradas e sustentáveis no consumo de energia. 

Como você pode perceber neste artigo, o mundo caminha para uma direção verde e os consumidores ganham mais liberdade nesse processo para tomadas de decisões conscientes e inteligentes. O mercado varejista de energia é um importante denominador, que traz uma nova era de oportunidades.

 

 

Se você ainda não sabe como a sua empresa pode começar a economizar energia, fale com o nosso time, Clique aqui. Vamos te ajudar a entender quais soluções são ideais para o seu tipo de consumo, e como elas vão garantir economia máxima com inteligência. 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando nas redes sociais, instagram e linkedin