02 de agosto de 2022

« Voltar para o blog

Transformação Digital na Gestão Energética

Transformação Digital na Gestão Energética

Não se pode mais falar sobre tecnologia no tempo futuro e isso inclui a Transformação Digital na Gestão Energética. Essa que antes era uma estratégia para se destacar no mercado, hoje é um requisito fundamental no ambiente empresarial.

 

Em pesquisa recente da KPMG, 71% das instituições brasileiras investiram em transformação digital devido à pandemia e 67% aumentaram seus orçamentos visando tais iniciativas.

Nesse artigo vamos te mostrar a raiz da transformação digital, o papel da gestão e onde a eficiência energética entra nisso tudo. 



Acompanhe.

 

Tecnologia na Gestão Energética

 

 

Primeiro, ajuste o mindset!

 

Vamos lá. Transformação digital é promover mudanças culturais e estruturais na empresa usando tecnologias que integram setores, executam com padrão, eliminam erros operacionais, aceleram as entregas e principalmente, permitem solidez e crescimento exponencial e escalável. 

 

Você sabia que empresas líderes digitais, por exemplo, obtêm um crescimento de receita três vezes maior e conseguem escalar o dobro de soluções quando comparados com aqueles que não trabalham explorando potenciais tecnológicos? Essa é uma informação trazida pelo recente estudo BCG.

 

É importante pontuar que não existe uma virada de chave rápida e genérica, é sobre propósito e longevidade. É um processo que passa por etapas. Em seu livro Digital Adaptation, Paul Boag usa a expressão “avoid papering over the cracks” (como tapar o sol com a peneira) para definir aqueles modelos que não se aprofundam nas mudanças e ficam apenas pairando na superfície. 

 

Segundo estudo McKinsey, com 124 empresas de médio e grande porte no Brasil de diferentes setores, as líderes em transformação digital possuem como pontos fortes três práticas:  

 

Estrutura Organizacional: funções e responsabilidades claras. 90% executam bem a prática em comparação a 10% das demais. 

 

Experimentação: a tomada de risco e inovação. 60% das empresas líderes investem nesse quesito em comparação a 2% das demais empresas. 

 

Jornada do Cliente: com soluções que atendam todas as necessidades e superem a expectativa durante a jornada. 80% das empresas destaque executam bem esse ponto em comparação a 13% das demais empresas

 

Outro detalhe é entender que não se trata de ações pontuais, são mudanças constantes. As novas descobertas e desafios do mercado exigem governança moderna e preparada para enfrentar ciclos ágeis. 

 

O papel da gestão

 


Só é possível obter valor em escala e transformar os resultados, com a adoção de uma estratégia de transformação digital disseminada por toda a empresa. A gestão  é determinante para que a tecnologia eleve o patamar de produtividade e resultados.

De acordo com estudo realizado pela Gartner, empresa global destaque em pesquisa e consultoria empresarial, uma equipe alcança 2,6 vezes mais resultado satisfatório com soluções digitais tendo a liderança como referência.



Os principais fatores que atrapalham líderes na nova economia são:



1. Desconhecimento do real sentido de transformação digital e de como promover mudanças;

2. Pressão interna e comunicação conturbada com outras áreas e demais colaboradores;

3. Falta de informações concretas que geram “pontos cegos” e atrapalham avaliações importantes na construção de novos projetos. 

 

A gestão precisa ter uma combinação de habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills). Nesse cenário, o líder é o impulsionador, é ele que engaja a equipe e desenvolve condições para que o seu time se desenvolva e abrace as mudanças.   


Transformação Digital na Gestão Energética 

 

Como falamos lá no início, é uma mudança estrutural e passa por todos os pilares da empresa. Dentro de um planejamento estratégico e financeiro, o custo com energia está entre os três maiores de qualquer negócio e a gestão dessa atividade é, por vezes, colocada em segundo plano ou realizada aleatoriamente, sem padrão. Quem opta por ignorar, acaba pagando muito caro por essa escolha. 

   
Temos duas abordagens aqui: 

 

Uma gestão digital 

 

É preciso ter parâmetro para fazer qualquer intervenção de melhoria e na Gestão Energética não é diferente. Trabalhar de forma manual significa gastar tempo com atividades irrisórias e perder dados importantes do perfil energético. Não é possível mensurar resultados com informações descentralizadas e desorganizadas. Com isso, continua-se pagando alto na energia. Estamos falando de compliance dos contratos, visão  das faturas, comparativos energéticos por unidade e período, gráficos e KPI’s.

 

Projeto de EE e o uso da internet das coisas (IoT)

 

A primeira é o uso da tecnologia em busca de enxugar custos, fazer mais com menos, e para isso, a internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (A.I) são poderosas ferramentas. Elas conseguem identificar padrões, comportamentos e eliminar desperdícios energéticos. Quando se trata de um projeto de eficiência, um dos princípios é entrar nos processos, descobrir gaps e levantar possibilidades onde essas soluções vão levar a economia máxima. 

 

Como especialistas em gestão energética inteligente, o nosso objetivo é transformar o cenário das empresas, alcançando economia máxima! Dentro dessa perspectiva, o uso de recursos digitais está presente em toda a jornada.

 

Ter uma plataforma que proporcione visão 360º é imprescindível. Aqui na Soma disponibilizamos aos clientes o CickEnergy, uma solução exclusiva que dá acesso às informações de forma centralizada com apenas alguns cliques. 


ClickEnergy

 

E agora? 


É hora de levar a sua empresa para outro patamar e investir em um potencial crescimento com inteligência de mercado, e a Gestão Energética Eficiente faz parte dessa construção. 

 

Na hora de escolher a sua gestora, avalie também outros fatores cruciais para o sucesso do projeto. Um exemplo é buscar quem atua exclusivamente em prol do seu objetivo, sem comercialização ou outros interesses que podem afetar o potencial de economia. A isonomia garante que o ganho da sua empresa fique sempre em primeiro lugar. 

 



Você percebeu que o crescimento de uma empresa passa por mudanças profundas e a condução inteligente dos processos envolvendo tecnologia, certo? Viu ainda que a eficiência energética é uma pauta que afeta diretamente os resultados do planejamento e priorizar esse assunto é fundamental. 

 

Podemos te ajudar nisso, clique aqui e deixe o seu contato!

 

 


 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando nas redes sociais, instagram e linkedin