09 de novembro de 2018

« Voltar para o blog

Energia Eólica no Brasil: Entenda o cenário e as expectativas

Energia Eólica no Brasil: Entenda o cenário e as expectativas

A geração de energia eólica vem se intensificando cada vez mais no Brasil em virtude da escassez da água que assola o país nos últimos anos, fazendo com que os parques eólicos assumam um papel de protagonista na composição da matriz energética brasileira. Segundo dados divulgados no site da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), atualmente o Brasil possui um total de 568 parques eólicos, com uma capacidade instalada de 14,34 GW.

Segundo o último plano decenal publicado, estima-se que o Brasil apresente até 2026 uma capacidade instalada de 28,5 GW, com taxa de crescimento de 1,1 a 2 GW por ano. Parte dessa capacidade já está em construção, resultado dos leilões realizados nos últimos anos e dos contratos firmados no mercado livre.

O Brasil é hoje o 8º país com maior capacidade instalada. O sucesso da energia eólica no Brasil se dá, dentre outros fatores, pelas excelentes condições dos ventos no país que se apresentam com as intensidades desejáveis e sem variações bruscas, chegando a alcançar fatores de capacidade superiores a 80% em alguns períodos. Essa estabilidade torna o Brasil um dos países mais visados pelas empresas estrangeiras, que têm cada vez mais investido na qualidade dos ventos brasileiros. Estima-se que no Brasil mais de 190 mil empregos já foram criados desde o início do setor e que até 2026 cerca de 200 mil novos empregos surgirão no país em decorrência da geração eólica. Recentemente, o acordo assinado entre uma das maiores produtoras de aerogeradores do mundo, a canadense Vestas Wind System, e o Governo do estado do Ceará, para a construção de uma fábrica de aerogeradores, ilustra o cenário de otimismo em relação ao potencial de geração eólico brasileiro.

Um dos pontos a ser destacado na geração de energia eólica é o seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável, uma vez que seu impacto ambiental é baixíssimo, não havendo emissão de CO2 em sua operação e por utilizar uma fonte renovável. Outro aspecto a ser considerado diz respeito à geração de empregos em toda a indústria eólica.  A energia eólica no Nordeste também apresenta dados positivos. A região, responsável por abrigar 80% dos parques eólicos, figura como a que mais contribui para os resultados significativos da energia eólica na composição da matriz energética brasileira, tendo batido recordes nos índices de geração ao longo do ano de 2018. Em 13 de setembro, a geração eólica foi a responsável pelo abastecimento de 74,12% da demanda de energia na região.

Para saber mais sobre Energia Alternativa ou ficar informado sobre assuntos do setor, acompanhe o blog da Soma Energia.