04 de junho de 2018

« Voltar para o blog

Energia alternativa: vale a pena?

Energia alternativa: vale a pena?

energia alternativa é um assunto bastante presente em debates sobre energia. No Brasil, atualmente, as principais fontes de energia são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis. Em menor escala, utiliza-se o gás natural e a energia nuclear. A “tradicional” energia advinda de combustíveis fósseis (carvão mineral, gás natural e petróleo), apesar de ainda exercer bem o seu papel, já está quase com os dias contados, sabia?

Segundo pesquisas, o avanço da tecnologia tem permitido que o uso de energia renovável evolua e se expanda bastante. Entre essas fontes, as que mais tem apresentado potencial de desenvolvimento – e redução nos custos da tecnologia de geração – são a solar e a eólica. Continue lendo este texto para saber mais sobre o assunto!

Energia Alternativa #1 – Energia Solar

Advinda da captura de luz em painéis solares, que é convertida em eletricidade, a energia solar pode ser armazenada ou transmitida imediatamente para uso. O custo operacional tem ficado mais acessível economicamente e, por isso, mais regiões estão utilizando esta alternativa que tende a se expandir cada vez mais.

No Brasil esta é a fonte mais promissora, visto que pode ser gerada tanto em usinas solares, quanto na residência de consumidores por meio da instalação de painéis fotovoltaicos em telhados. Os moradores podem se tornar também produtores de sua própria energia e serão denominados autoprodutores, através da concessão ou autorização para produzir energia elétrica destinada ao seu uso exclusivo.

Energia Alternativa #2 – Energia Eólica

Obtida por intermédio de turbinas eólicas, esta é uma fonte de energia bastante viável e eficaz e, por ser renovável, não prejudica o meio ambiente e reduz gastos financeiros.

Com um dos valores financeiros mais competitivos do mercado, esta fonte tem se mostrado cada vez mais acessível aos consumidores. Segundo o Global Wind Statistic 2017 (documento anual com dados mundiais de energia eólica), o Brasil ocupa a oitava posição no ranking mundial de produção de energia eólica. Devido à quantidade de ventos, a Região Nordeste do país tem ficado à frente na capacidade de produção deste tipo de energia.

Prós e Contras das Energias Renováveis

As energias renováveis trazem diversas vantagens, dentre elas: baixo custo de comercialização, incentivos na Tarifa do Uso e Sistema de Distribuição e Transmissão (TUSD e TUST), impacto ambiental menor, criação de novos postos de emprego, redução da dependência energética advinda de hidroelétricas e combustíveis fósseis, menos poluição e mais qualidade de vida. Porém, cada fonte de energia alternativa tem suas particularidades e, apesar de serem mais sustentáveis, são limitadas dependendo de condições climáticas. Sendo assim, é preciso avaliar se a escolha de uma fonte renovável é a melhor solução para o seu negócio.

Como saber qual destas fontes vale mais a pena para a sua empresa?

O consumidor especial, aquele que possui uma demanda contratada maior ou igual a 500 kW, pode adquirir energia de fonte incentivada (PCH’s, eólica, solar e biomassa). Será que uma fonte de energia alternativa se encaixa melhor no seu negócio? Qual delas seria a mais indicada para o perfil da sua empresa? A Soma Energia pode lhe ajudar a descobrir! Além de Análise de Viabilidade prévia, também estão disponíveis os serviços de Assessoria Regulatória e Gestão de Contratos. Entre em contato conosco para saber mais informações sobre todos os benefícios de contar com uma Gestão Independente de Energia.