15 de outubro de 2021

« Voltar para o blog

Veja como começar a transformação da Gestão Energética na sua empresa

Veja como começar a transformação da Gestão Energética na sua empresa

À medida que as organizações continuam enfrentando os desafios e navegando pelas interrupções provocadas pela pandemia, surge a necessidade de mudanças fundamentais e duradouras na gestão empresarial e isso inclui a transformação energética.

Quer tenham como objetivo aproveitar novas oportunidades ou se proteger contra ameaças, rever as operações e trabalhar um novo “mindset” são cruciais para o sucesso e evolução. Então, por onde as organizações devem começar? 

 

Os elementos essenciais para a construção de capacidade

 

A construção de capacidade vai muito além do treinamento tradicional de funcionários, trata-se de mudar fundamentalmente a forma como o trabalho é feito. É também uma das melhores maneiras de energizar as pessoas, do C-suite ao chão de fábrica, para apoiar a transformação em primeiro lugar. 

 

Com a construção eficaz de capacidade, as empresas desenvolvem comportamentos para entregar ganhos concretos e constantes, incorporando um mecanismo de execução para melhoria contínua de valor.

 

  1.  os funcionários individualmente aprendem novos recursos;
  2.  as equipes os aplicam e as capacidades e comportamentos mudam.
  3.  a organização começa a perceber melhorias na eficácia. 

    Finalmente, a empresa atinge seus objetivos, não apenas financeiros.

 

Objetivos alcançados com a transformação da gestão energética

 

As transformações são difíceis de executar e ainda mais difíceis de sustentar. Programas eficazes de construção de capacidade permitem desenvolver a mentalidade, comportamento e habilidade para impulsionar uma transformação e atingir seu potencial total.

 

 

Como equilibrar o urgente e o importante em uma transformação


Iniciativas com diferentes níveis de urgência, importância e complexidade geralmente exigem diferentes horizontes de planejamento e implementação.

Para enfrentar esse desafio, o “Roadmap” organiza as iniciativas em uma série de “sprints” temáticos – esforços de planejamento e implementação com limite de tempo alinhados com as prioridades da organização.

Roadmap e a transformação da gestão energética

 

Embora o roadmap seja uma jornada adaptada ao contexto de uma empresa, um conjunto específico de resultados e benefícios emerge regularmente. Por exemplo, pode-se construir uma sequência com a seguinte lógica:

 

  • Sprint 1: iniciativas de aplicação simples, que possam ser colocados em execução e obter “quick-wins” (em até 12 meses);

 

  • Sprint 2: iniciativas complexas de capital intensivo para reduzir os custos gerais de vendas, gerais e administrativos (SG&A); e

 

  • Sprint 3: iniciativas de crescimento para gerar incremento na Receita de Vendas

 

O “Roadmap” pode ajudar as organizações fornecendo a estrutura para garantir que tanto o urgente quanto o importante sejam tratados no caminho para o potencial de impacto total. Mas o sucesso exige, no mínimo, um forte compromisso do C-Level com a jornada completa.

 

Construindo um Programa de Gestão e Eficiência Energética

 

É a partir desses insights citados anteriormente (construção de capacidade e equilíbrio entre o que é urgente x importante) que as organizações podem implementar o conceito de Gestão e Eficiência Energética.

 

Apenas com esses elementos no lugar, as transformações atingem o impacto real e sustentado.

 

Nós da SOMA ENERGIA acreditamos fortemente que resultados de planos de eficiência energética só serão duradouros com a implementação de uma nova cultura de Gestão. Em outras palavras, acreditamos que o uso da energia sem desperdícios, depende de um comportamento mais responsável dos colaboradores, que só será viabilizado por meio da mudança de hábitos.

 

A implementação deste tipo de medidas de eficiência energética para execução a curto, médio e longo prazo por empresas ou órgãos públicos pode alterar comportamentos e promover uma gestão racional de insumos energéticos.

Economia de Energia e transformação da gestão energética

 

Quer implantar um Programa de Gestão e Eficiência Energética e acelerar os resultados com uma metodologia comprovadamente eficaz? Fale conosco!

Mais importante do que alcançar os objetivos, é  manter os resultados a longo prazo.

Leia também o nosso artigo sobre as tendências em energia para impulsionar o seu negócio.