25 de agosto de 2021

« Voltar para o blog

Tendências em energia para impulsionar o seu negócio

Tendências em energia para impulsionar o seu negócio

A pandemia do coronavírus evidenciou a necessidade de aceleração das iniciativas de inovação, que fazem a ponte entre o que temos vivido e o “Next Normal”.

Suportando essa inovação estão, é claro, mudanças fundamentais no comportamento do consumidor que acompanham os avanços tecnológicos, um exemplo é a digitalização de tudo.


Um mundo automatizado



É necessário observar além dos aspectos das relações digitais com o consumidor externo e perceber que as organizações estão embarcando rapidamente em uma jornada para automatizar processos internos. O impacto dessa tendência ainda não foi totalmente visto porque o investimento está em andamento, mas muitas forças das quais falamos antes desta pandemia – automação do trabalho, a necessidade de requalificação – foram massivamente aceleradas, vide o nosso infográfico. 

 

Processos automatizados

 

Era esperado que novos modelos de negócio e profissões estariam disponíveis no setor de serviços ou varejo para aqueles que precisam se renovar, porém, esses setores continuam sendo duramente atingidos. Empresários e executivos precisam repensar a forma de gerenciar suas atividades realizando a transição para um mundo mais inovador.

Essa tendência desafiadora pode representar, portanto, uma grande oportunidade. Em outras palavras, cada empresário ou executivo precisa entender como usar a automação e onde você está na transformação da nuvem

 

Tendências no setor energético e a retomada verde

 

Existem outras tendências importantes que impactam diretamente o futuro das empresas.

A economia de baixo carbono e um crescimento econômico resiliente aos impactos das mudanças climáticas são um bom exemplo: na Europa e em outros lugares, os pacotes de estímulo estão associados a uma “retomada verde”. 

Outro grande impulsionador de mudanças serão as questões de sustentabilidade e ESG (ambiental, social e governança corporativa). Essa tendência, portanto, levará a uma grande reavaliação e racionalização do portfólio de investidores e alocação de recursos do Mercado de Capitais. Os bancos de desenvolvimento terão papel chave para acelerar a recuperação econômica verde no novo contexto pós-pandemia do novo coronavírus (covid-19), que una desenvolvimento e descarbonização.

Em alguns anos, dificilmente fundos de investimento e private equity irão investir em empresas que não estejam dentro desses princípios de ESG.

Diante desses pontos apresentados, fica claro que líderes empresariais deverão aplicar mais esforços para compreender e preparar estratégias focadas em crescimento e ganhos de eficiência operacional. É necessário romper a inércia.



Faça um exercício e responda: 

 

➡️ Em qual fase a sua empresa está na transformação digital? 

➡️ Você tem capacidade de desenvolvimento de plataformas? 

➡️ Suas atividades administrativas e sua cadeia de suprimentos é suficientemente automatizada? 

➡️ Seu negócio está alinhado aos princípios ESG para captação de recursos? 

➡️ Seus clientes enxergam sua empresa como um agente da nova economia engajada com a descarbonização?

➡️ Você utiliza fontes renováveis de energia?

Baixe o nosso e-book sobre Eficiência Energética e continue acompanhando os nossos conteúdos aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais.