29 de setembro de 2021

« Voltar para o blog

Panorama sobre Energia Renovável

Panorama sobre Energia Renovável

A busca por energia renovável se torna cada vez mais crescente em um mundo que exige medidas imediatas de proteção a natureza e baixo custo.

Energia renovável advém do processo continuo e natural do meio ambiente como os ventos, o sol, ondas, processos biológicos e fluxos de calor geotérmico.

No Brasil, um país rico em fontes e recursos naturais, com uma posição privilegiada no globo e um clima tropical, esses recursos ganham peso e posição estratégica.

 

 

O que são as energias renováveis?

 

São fontes de energias naturais, limpas e inesgotáveis, com pouco ou quase nenhum impacto ambiental e grande potencial de desenvolvimento em vários aspectos.

Existem várias fontes de energias renováveis, cada uma com diferente aspecto e utilização, e todas presentes na matriz elétrica brasileira.

No infográfico abaixo, ilustramos um panorama sobre Energia Renovável

Um destaque do infográfico é o ranking construído com 40 países com maior potencial de investimentos e oportunidades no que tange fontes renováveis. O Brasil avançou 4 posições, se encontrando em 11º e é líder na América Latina.

Esse dado reforça o que foi dito no início do artigo a respeito das características do Brasil que estimulam o uso desse tipo de energia. Além disso, hoje na matriz elétrica fica claro o destaque das fontes renováveis como predominantes, com atenção especial para a energia Eólica que representa quase 10% da matriz.

Em tempo: 
Matriz Energética x Matriz Elétrica

 

Ainda sobre, o país vem investindo em ampliação dos seus parques eólicos além da recente notícia onde o estado de maior produção, o Rio Grande do Norte, assinou protocolo com a empresa EV Brasil Consultoria para estocar energia eólica, já visando a crescente demanda e futuras necessidades.

 

Mercado livre de energia, eficiência energética e a liberdade do consumidor

 

Consumidores que já estão no ambiente de contratação livre podem escolher quais fontes fazem sentido para o seu negócio, claro que contando com uma Assessoria Energética Independente, onde juntos, vão construir um projeto de Eficiência Energética visando economia e sustentabilidade.

Se a sua empresa já está no Ambiente de Contratação Livre porém ainda não consegue economizar o seu potencial máximo, fale conosco que vamos te ajudar.

Continue nos acompanhando aqui e pelo nosso Linkedin e Instagram.