22 de março de 2019

« Voltar para o blog

KPIs de Gestão de Energia: saiba por que eles são fundamentais

KPIs de Gestão de Energia: saiba por que eles são fundamentais

Quais são os KPIs de Gestão de Energia adotados pela sua empresa? É preciso estar atento a esses detalhes se você busca cada vez mais ter uma eficiência energética, principalmente se a sua empresa for do segmento industrial.

Segundo a EPE, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia. Para que as empresas alcancem esse objetivo a criação dos chamados KPI (Key Performance Indicator), é parte fundamental desse processo. Os indicadores chave de performance devem ser definidos de uma forma que permita para as empresas o monitoramento e a avaliação do desempenho de suas atividades, com o intuito de identificar quais os processos que apresentam os piores   resultados e que, portanto, precisam de uma determinada Ação de Eficiência Energética. Os KPIs permitem ainda que empresas tenham um benchmarking, um comparativo de resultados entre os vários setores da empresa, entre as várias sedes/unidades que aquela empresa possa vir a ter ou um comparativo de mercado ao analisar o seu desempenho com o de outras do mesmo segmento.

Os KPIs de gestão de energia mais utilizados ainda são os que possuem o tempo como referência (kWh/dia, kWh/mês, kWh/ano, etc), contudo o fato de serem indicadores generalistas do consumo de energia impede a identificação das melhores oportunidades de economia, uma vez que não evidenciam a relação causa e efeito nos processos energéticos.

 

Então, quais KPIs adotar? Isso dependerá bastante de cada objetivo traçado no plano de ação definido pela gestão energética da sua empresa e de modo geral varia bastante de segmento para segmento, haja vista a necessidade de se monitorar processos diferentes. Por isso, é importante contar com o auxílio de profissionais capacitados e com expertise na área de gestão energética para definir junto à sua equipe quais são as necessidades da empresa para alcançar a redução dos custos com energia. Conte com o serviço de assessoria da Soma para ajudar você nessa missão! Entre em contato conosco para saber mais: comercial@somaenergia.com.br

Continue acompanhando nosso blog para ficar sempre informado sobre notícias do setor de Energia.