04 de outubro de 2019

« Voltar para o blog

Instalações elétricas e eficiência energética: dicas para sua empresa economizar energia

Instalações elétricas e eficiência energética: dicas para sua empresa economizar energia

Quando falamos de ações de Eficiência Energética, é bem comum que as empresas iniciem o levantamento de oportunidades analisando itens de grandes cargas, como: motores elétricos, compressores, climatização, entre outros, porém vale lembrar que todas essas cargas passam por um circuito de baixa tensão.

Mas, você sabe o estado das instalações elétricas da sua empresa? Algumas dicas podem ajudar você na busca pela redução do consumo de energia. Confira: 

 

1. Evite sobrecarregar o circuito

Manter as cargas balanceadas evita o superaquecimento (efeito Joule), sendo assim redistribua as cargas para outros circuitos e leve em consideração a substituição dos condutores de suas instalações. 

 

2. Verifique as emendas ou conexões

Quando mal apertadas, as emendas ou conexões geram aquecimento, logo aumentam o consumo. A dica é utilizar sempre o recurso de inspeção termográfica. 

 

3. Para potências elevadas, dê preferência à condução de energia em média ou alta tensão

Por esta razão, é sempre bom realizar um estudo técnico-econômico verificando a possibilidade de instalação de transformadores próximos às cargas solicitantes. 

 

4. Verifique sempre o fator de potência de sua instalação

Além de evitar multas de sua distribuidora por excedente de energia reativa, essa ação alivia as cargas dos circuitos. 

Essas são apenas algumas dicas básicas para quem está buscando por mais eficiência energética, porém, análises mais minuciosas envolvendo diversos processos da empresa devem ser realizadas para que um plano de ação assertivo seja realizado. 

 

Entre em contato com a Soma para saber como podemos ajudar a sua empresa a reduzir os custos com energia. 

Continue acompanhando o blog da Soma para dicas e notícias do setor e faça o download do e-book gratuito sobre Gestão Energética para saber mais sobre o tema.