22 de outubro de 2019

« Voltar para o blog

Mercado Livre de Energia: conheça as vantagens para quem aderir

Mercado Livre de Energia: conheça as vantagens para quem aderir

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação onde consumidores podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local – o chamado Mercado Regulado.

Os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, através de contratos bilaterais com condições livremente negociadas, como preço, prazo, volume, etc. O serviço de distribuição continua sendo realizado pela concessionária de energia local, razão pela qual o consumidor deverá pagar uma fatura referente à chamada “tarifa do fio”.

Podem aderir a esse mercado as pessoas jurídicas, que usem tensão mínima de 13,8 Kv e tenham a demanda contratada de, no mínimo, 500 Kw.

São várias as vantagens para uma empresa aderir ao Mercado Livre de Energia. Conheça algumas delas: 

Dessa forma ela não fica obrigada a comprar energia de uma única fonte, pois há liberdade de escolha do contratante de acordo com sua necessidade e capacidade de pagamento. A empresa também pode escolher prazo, data e forma de pagamento, de acordo com o que foi contratado.

Os contratos são geralmente longos, com valores pré-determinados, ou seja, o consumidor já sabe o quanto vai pagar por aquela energia que precisa. Isso evita surpresas desagradáveis que podem afetar o fluxo financeiro da empresa. Além disso, com a livre concorrência, existe a concreta possibilidade de se comprar energia mais barata, reduzindo os custos operacionais já desde o primeiro mês de contrato.

O valor fica o mesmo durante o contrato, se assim, o termo dispuser. O consumidor não será afetado pelas bandeiras tarifárias do Governo Federal.

O contrato é individual, de acordo com a necessidade de cada empresa que poderá adquirir a energia que for ideal para seu perfil de consumo.

Quando precisar de mais energia, a empresa terá mais; quando não necessitar, poderá prever isso no contrato e pagar menos, também, de acordo com a sazonalidade de sua atividade.

Caso seja necessária uma parada para manutenção, por exemplo, a empresa não precisará pagar por energia durante esse período.

Assim, entendemos que, após um estudo bem feito com empresa especializada, envolvendo a área técnica de engenharia e o suporte jurídico adequado, um consumidor que atenda aos requisitos legais pode aderir ao sistema do Mercado de Livre de Energia e ter uma boa economia de seus custos mensais. Além disso, utilizará energia limpa e sustentável dentro do seu ciclo de produção.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Baixe gratuitamente o nosso ebook sobre Mercado Livre de Energia

Entre em contato com a Soma para saber como podemos ajudar sua empresa a realizar a migração.