31 de maio de 2021

« Voltar para o blog

Infográfico: Veja as diferenças entre ACL X ACR

Infográfico: Veja as diferenças entre ACL X ACR

Você sabe quais são as principais diferenças entre o ACL (Ambiente de Contratação Livre) e o CR (Ambiente de Contratação Regulado)?

Criamos esse infográfico com as principais questões que permeiam ambos os ambientes de contratação, quando o assunto é energia e que interessam a todos que buscam uma gestão eficiente energética.

Veja abaixo o infográfico:

Infográfico Mercado Livre de Energia

Ambiente de Contratação Livre X Ambiente de Contratação Regulado

 

Perfis: No ambiente de contratação livre existem as Geradoras, Comercializadoras, Consumidores Livres e Especiais. Já no ambiente de contratação regulado os perfis são as Geradoras, as distribuidoras e as comercializadoras. 

Contratos: Como o próprio nome diz, na ACL os clientes possuem liberdade de negociarem os seus contratos, incluindo fornecedor, tipo de energia, fontes… enquanto no ambiente regulado, as contratações são por meio de leilões e as empresa ficam “presas” a quem vence.

Transmissão: Em ambos os cenários, o sistema de transmissão e distribuição é o mesmo, e se pagam TUSD (que é a sigla para Tarifa de Utilização de Serviços de Distribuição) e a TUST (Tarifa de Utilização de Serviços de Transmissão).

Valor: Chegamos ao ponto de maior interesse das empresas, o custo com a energia. Justamente pela liberdade em escolher, as empresas que estão dentro do mercado livre de energia, economizam até 40% no valor da conta. Isso se dá uma vez que possuem flexibilidade e liberdade de negociação dos seus contratos.

Bandeiras Tarifárias: No ambiente de contratação regulado o consumidor paga adicional, conforme tarifa do mês, já no ambiente de contratação livre, não existe as bandeiras tarifárias, portanto, não há pagamentos adicionais. 

 

Busque uma assessoria para entrar no Mercado Livre de Energia

 

Vamos te ajudar a usufruir de todas as vantagens que é estar dentro da ACL (Ambiente de Contratação Livre) e economizar com a conta.

Dê o primeiro passo > Clique aqui e fale conosco!

Continue acompanhando as nossas redes sociais para saber mais sobre o mercado de energia no Brasil e no mundo.

Preparamos esse e-book sobre o Mercado Livre de Energia, clique aqui e baixe!