22 de junho de 2022

« Voltar para o blog

[Infográfico] Modelos de Transição Energética

[Infográfico] Modelos de Transição Energética

Esse não é mais um tópico sobre o futuro. Aliar práticas sustentáveis em diferentes níveis, economia energética e o uso inteligente dos seus recursos é URGENTE e precisa da ação pública e privada. Precisamos falar sobre modelos de transição energética.

Apoiar a transição energética global envolve uma ampla modelagem e análise de energia.

No infográfico deste artigo, vamos te mostrar quais são os modelos para que esse processo aconteça. Mas antes, precisamos contextualizar.

 

Você sabe o que é Transição Energética?

 

É também conhecida como transição ecológica. É o investimento em ações que transformam a forma de produção e consumo de energia. De forma objetiva, tem como propósito substituir o uso de fontes não renováveis por fontes renováveis como eólica, solar e biogás.

 


É preciso reduzir custo e consumo!


O mundo clama por esse caminho. Esse foi um tema debatido no último Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça e tende a ganhar cada vez mais destaque no cenário internacional. Existem fatores que colocam cada nação em destaque, como, por exemplo: variabilidade da energia solar e eólica, compromisso com emissão de carbono e o avanço da tecnologia.

Dentro dessas três variáveis, o Brasil é um forte aliado mundial rumo a esse propósito.

 


Um país rico em recursos naturais

 


O presidente do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE), Marcelo Moraes, afirmou que existe tendência de crescimento de outras fontes renováveis de energia, como a eólica e solar, na matriz elétrica brasileira, que já é 83% renovável.

Matriz Elétrica

 

O país está em forte ascensão no que tange investimentos em fontes renováveis, isso se deve ao potencial natural e força dos ventos. Com mais de 1.500 GW de potencial em eólicas onshore e offshore, o Brasil ocupa o sexto lugar no Ranking Global de Capacidade Instalada onshore.

Infográfico: Transição Energética

 

Veja abaixo as ferramentas de modelagem e análise presentes nesse processo:

Infográfico Transição Energética

Planejando a transição – Renováveis ​​variáveis

Desafio: conhecer os principais problemas e preocupações de longo prazo em torno da integração em larga escala de renováveis ​​variáveis ​​na rede elétrica.

 

Modelos de longo prazo – Planejamento da transição energética

Desafio: Metodologias de modelagem VRE para planejamento de cenários de longo prazo.


As avaliações tecnoeconômicas vão colaborar para o desenvolvimento de políticas e ações concretas ideias para alavancar o potencial da energia renovável. A modelagem de cenários, por sua vez, tornou-se uma ferramenta de planejamento crítica para o setor elétrico, com considerável conhecimento adquirido em determinados mercados sobre como representar VRE em modelos de longo prazo.

 

Comece agora a economizar com energia 

 

A iniciativa privada tem opções que direcionam para um cenário sustentável e também de crescimento econômico-financeiro.

Empresas com demanda acima de 500 KW já podem migrar para o Mercado Livre de Energia e optar por soluções renováveis, com menor custo e economia de até 35% de energia na conta. Aliado a isso, um projeto de Eficiência Energética, por exemplo, aumenta para até 50% o potencial econômico.

 


O Primeiro Passo

 

Encontre uma assessoria energética independente. Você pode clicar aqui e deixar o seu contato para começar essa jornada de economia e sustentabilidade.  

 

Continue acompanhando as nossas redes sociais para saber mais sobre economia, gestão inteligente e o mercado de energia no Brasil e no mundo.