26 de maio de 2022

« Voltar para o blog

Energia limpa: escolha eficiente e que traz resultados!

Energia limpa: escolha eficiente e que traz resultados!

Dentro de um olhar global, já não é possível falar sobre liderança, reconhecimento e eficiência sem incluir a pauta meio ambiente. Neste contexto, falamos de adoções de medidas sustentáveis que além do fator economia, estão diretamente conectadas a autonomia das empresas, tecnologia e aumento de resultados.

Energia limpa é aquela gerada por fontes renováveis sem a emissão de poluentes. Podemos mencionar dentro desse cenário a energia solar e eólica, os destaques na nossa matriz energética.

Neste artigo vamos te mostrar como o uso dessa energia e a eficiência andam juntas, os números por trás das empresas que só crescem e quais são as alternativas para os consumidores.

 

 

O impacto vai muito além do ambiental



Consumidores dão preferência às empresas que possuem cultura organizacional e ações concretas em prol de pautas que impactam o todo, e nesse sentido, o cuidado com o meio ambiente é destaque.

Sobre esse assunto, de acordo com pesquisa IBM (Institute for Business Value), 54% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas que são sustentáveis ou ambientalmente responsáveis. Ainda segundo a mesma pesquisa, 66% dos entrevistados disseram que podem mudar o seu comportamento de compra para ajudar a reduzir o impacto negativo ambiental.

Energia Limpa

 

Essa é uma preocupação que deve ser levada em consideração por todos, não há exceções. Independente do tamanho ou segmento de atuação, existem impactos que podem e devem ser observados e colocados no planejamento estratégico em busca de enxugar os custos, economizar energia, e conquistar espaço dentro de um mercado cada dia mais desafiador.

Enquanto gigantes do mercado como Natura, Unilever, Nestlé e Samsung estão no ranking de empresas mais sustentáveis do Brasil, a pesquisa do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) informa que os micro e pequenos negócios são também destaques dentro dessa conversa. 


E por que isso é importante? 



Para 91% das empresas na mesma pesquisa CSS (Centro Sebrae de Sustentabilidade), projetos amigos do meio ambiente estão no novo modelo de economia, que proporciona grandes negócios e movimentam o mercado.

Ou seja, investir em construir um modelo sustentável dentro da sua empresa é fortalecer as bases e abrir novas oportunidades.

 


Alternativas existem, mas é preciso atitude!



A adoção de medidas para Gestão Energética e uso de fontes renováveis são fundamentais, nesse sentido existem muitos caminhos para os empresários.

O Mercado Livre de Energia

Hoje, apenas consumidores com demanda energética acima de 500KW conseguem migrar para o Ambiente de Contratação Livre, onde é possível escolher o fornecedor de energia e qual fonte utilizar. Apenas dentro dessa estratégia, a economia gira em torno de até 35% na conta ao final do mês, isso sem contar o fator sustentabilidade que a empresa passa a incorporar dentro da sua política institucional. 

Energia limpa - selo

A sua demanda é inferior a 500kW? Existem formatos que podem ser realizados para aqueles que não possuem alto consumo se tornem livres. Um deles é o Mercado Livre Modelo Consumidor Virtual, onde empresas de diferentes segmentos se juntam para alcançar essa demanda, tornando-se um só consumidor, usando de um único e mesmo CNPJ para migrar. Quer saber mais sobre como isso pode acontecer? Clique aqui e deixe o seu contato.

Além disso, já está avançado o Projeto de Lei 414/2021 – onde todos poderão ser livres para escolherem sua energia, claro que isso será gradual e a médio/longo prazo. Criamos um infográfico para você entender os próximos passos sobre esse tema, veja aqui.


Projetos de Eficiência Energética

Os projetos de Eficiência Energética (EE) vão muito além de troca de equipamentos e ideias simplistas, eles de fato transformam a empresa em modelo quando o assunto é uso sustentável dos recursos.


O mercado já oferece alternativas inteligentes, tecnologia embarcada, gestão 360º e recursos que quando aliados ao Ambiente de Contratação Livre, podem levar a uma economia de até 50% na conta de energia.

 

Temos um cliente SOMA, varejista, de Eficiência Energética, por exemplo, onde a empresa (referência nacionalmente), trabalha 60 unidades conosco. Conseguimos atingir uma média anual geral de 22% de economia, com unidade chegando até a 44%. Esse é um número real e extraordinário quando falamos apenas do Projeto de Eficiência.

Isso garante à empresa mais recurso financeiro, fluxo de caixa, eficiência operacional, planejamento e oportunidade de desenvolvimento.

O primeiro passo

 

Depois de tudo isso, é hora de começar a transformar não só o cenário energético da sua empresa, como investir em um potencial crescimento, afinal ser sustentável é também ser lucrativo.

 

Portanto, na hora de escolher uma empresa para gerir suas demandas energéticas, priorize uma assessoria independente, focadas exclusivamente em diminuir custos de energia mês a mês, por uma gestão transparente de contratos. O fato de não comercializar energia, garante isonomia e a sua economia esteja em primeiro lugar.

 

Saiba mais como economizar com uma gestora de energia independente Clicando aqui

 


 

Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando nas redes sociais, instagram e linkedin.