22 de setembro de 2022

« Voltar para o blog

[Infográfico] Hidrogênio Verde – O Combustível do agora!

[Infográfico] Hidrogênio Verde – O Combustível do agora!

Só se fala em descarbonização, energia limpa e pilares ESG. Como elemento mais abundante no universo, o hidrogênio (H) é o destaque do momento. Em evidência, já desponta como a melhor solução para um projeto sustentável. Atualmente é usado como combustível na NASA. Capaz de armazenar grandes quantidades de energia, o hidrogênio verde é visto como alternativa chave para a transição energética substituindo o petróleo e o diesel, por exemplo. 

 

O que é o Hidrogênio Verde e, porque ele é a solução para a descarbonização?

 

A produção do hidrogênio verde não exige queima de combustíveis fósseis. Ela é realizada por meio da eletrólise (processo de separação das moléculas de hidrogênio, oxigênio e água com o apoio de corrente elétrica e utilizando fontes renováveis de energia, como a solar e/ou eólica). 

 

Infográfico: Hidrogênio Verde – O Combustível do agora

o hidrogênio verde

 

Durante o processo de criação do hidrogênio verde é liberado ÁGUA, por isso ele é considerado 100% sustentável, ao contrário dos hidrogênios cinza, marrom e azul, por exemplo, onde todos utilizam matérias-primas como gás natural e carvão, que emitem gases de efeito estufa (CO2) na atmosfera.

 

Tipos de Hidrogênios

 

Vantagens do Hidrogênio Verde

 

  • Carbono free;
  • Não é tóxico;
  • Elemento mais abundante no Universo;
  • Grande potencial no setor dos transportes;
  • Capacidade de armazenamento;
  • Pode ser usado para gerar energia;
  • Impulsiona a economia com a criação de novos postos de trabalho.

 

Com o potencial uso em mobilidade urbana, o hidrogênio verde pode contribuir para outras frentes, as células de combustível servem ainda para a geração de energia em prédios, além de fornecer calor. O H2V é destaque nas indústrias europeias e também é usado para produzir amônia, por exemplo, um dos principais fertilizantes para o agronegócio.

Os desafios e a perspectiva do mercado

 

O Brasil ocupa o terceiro lugar do ranking mundial quando o assunto é capacidade instalada de energia renovável, com 141.932 MW, atrás apenas da China e dos EUA. 

 

Apesar de uma matriz energética composta majoritariamente por fontes renováveis, as hidrelétricas ainda lideram o abastecimento no país. Existe um universo gigante a ser explorado por segmentos e setores que já deveriam estar investindo em energia limpa. 

 

Especialistas do setor apontam o Brasil como um potencial exportador do hidrogênio verde, com estimativa de transformar essa fonte em um commodity. Isso porque a nossa posição estratégica favorece a produção de energias renováveis como a eólica e solar, base desse recurso. 

 

A corrida pela descarbonização 

 

Apesar do grande potencial brasileiro, o Chile saiu na frente e já afirmou que a meta é produzir o hidrogênio verde mais barato do mundo. “Nosso objetivo é ter 5 GW de capacidade de eletrólise em desenvolvimento até 2025, produzir o hidrogênio verde mais barato do planeta até 2030 e estar entre os três maiores exportadores até 2040” afirmou Juan Carlos Jobet, presidente das minas e energia do país.

No Brasil, o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga, afirmou ano passado que o país tem o potencial de gerar empregos, atrair novas tecnologias e desenvolver novos modelos de negócios, mas é preciso que marcos regulatórios sejam estabelecidos para fortalecer esse projeto e criar um ambiente seguro e com perspectiva para investidores, empresários e consumidores

 

Uma jornada econômica e sustentável


Neste conteúdo você percebeu que o mercado exige mudanças, o hidrogênio verde dispara como grande solução para a descarbonização e a transição energética é uma realidade.

Já existem alternativas no mercado para as empresas economizarem com energia usando fontes renováveis. Aqui na Soma, nosso foco é te ajudar a chegar lá e conquistar uma gestão energética inteligente e eficiente. Clique aqui e deixe o seu contato!

 


 

Gostou desse conteúdo? Veja outros artigos no nosso blog. Continue nos acompanhando nas redes sociais, instagram e linkedin.