31 de outubro de 2022

« Voltar para o blog

O impacto ESG para as empresas 

O impacto ESG para as empresas 

Você provavelmente já leu sobre o impacto ESG (environmental, social e governance) para empresas, certo? Mais do que uma projeção, a preocupação do mercado com a sustentabilidade, ações sociais e gestão corporativa faz parte dos atuais acordos e investimentos que movimentam a economia. Portanto, se a sua empresa ainda não prioriza esses critérios, é preciso ligar um alerta. 

Neste artigo vamos te explicar o que significa ESG, a relação econômica com a mudança da matriz energética global e como as empresas brasileiras podem e devem caminhar nesta direção. 

 

O impacto ESG para as empresas



Primeiro, é preciso entender que os critérios ESG fazem referência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global da ONU.

Atuar com padrões ESG já é a realidade das empresas que estão na liderança de seus segmentos e em crescimento contínuo. Com baixo custo, mais credibilidade e solidez, ações estratégicas que englobam o meio ambiente, o social e a governança entram como critério em tomadas de decisões, investimentos e modelo de negócio. 



Environmental (Meio Ambiente)


> Combate às emissões de gases poluentes na atmosfera;
> Descarte de forma adequada;
> Uso de fontes renováveis de energia;
> Eficiência Energética;
> Ecodesign;

 

Social (Social)


> Diversidade e inclusão;
> Cultura Organizacional humana;

> Proteção dos dados pessoais;
> Relações trabalhistas.



Governance (Governança)


> Transparência nos processos;
> Operações inteligentes e integradas;
> Política de cargos e salários; 
> Paridade salarial dentro da diversidade de gênero, 



Em relatório divulgado pela PwC, um dado relevante, 77% dos investidores institucionais disseram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos.

Atrelado a isso, a pesquisa realizada pela Grant Thornton em 2021 com mais de 5 mil empresários em 29 países, 89% deixaram claro que ações ESG são fundamentais para os negócios e 90% acreditam que as práticas podem melhorar a imagem das companhias. 

 

Ações ESG

 

 

Uma matriz mundial limpa e o Brasil se destaca para o mercado mundial 



O pilar de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais importância visto a preocupação da comunidade científica frente aos impactos do aquecimento globalGovernos e corporações no mundo estão discutindo propostas que envolvam Fontes Renováveis, CarbonFree e Transição Energética.

 

Os países que mais geram energia limpa no mundo. (% da matriz elétrica)

Matriz Elétrica

 

“O clima de investimento em energias renováveis está se tornando mais atraente, pois o custo relativo de novas tecnologias está diminuindo em relação ao gás. Uma oportunidade está se apresentando claramente para as tecnologias verdes emergentes”. Esse é parte do estudo realizado pela agência EY e publicado na 59ª edição do Índice de Atratividade de Países em Energia Renovável (RECAI). 



Nesse sentido, o Brasil se posiciona de forma estratégica como destaque na produção de energias renováveis como a solar e parques eólicos. O Hidrogênio Verde, considerado o combustível do futuro, também é destaque no país. Só no Ceará, a expectativa de investimento, por exemplo, já passa de US$ 44 bilhões em Hub de Hidrogênio Verde (H2V), empreendimento que deverá ser instalado no Complexo do Pecém


Existem ações simples que corroboram para neutralizar a emissão de carbono pelas empresas e já estão disponíveis no mercado, como: 



– Uso de fontes renováveis;
– Projetos de Eficiência Energética;
– Autoprodução de energia;
– Veículos elétricos
– Captura e armazenamento de carbono (CCS)

 


“A energia mais verde é a energia que não usamos.”

 

Portanto, não devemos falar somente em energia nova e incremento de potência. A solução pode estar em medidas simples de eficiência energética de redução das perdas e uso racional dos recursos energéticos.

 

E agora? 


Neste conteúdo você entendeu a importância de colocar a sustentabilidade na pauta e planejamento da sua empresa, percebeu que o mercado exige mudanças. As fontes renováveis, eficiência energética e descarbonização de processos são fatores chave quando se fala em transição energética e aliados poderosos para implementação da cultura ESG.



Existem inúmeras alternativas no mercado para a sua empresa economizar com inteligência e responsabilidade. Aqui na Soma, nosso foco é te ajudar a conquistar uma gestão energética eficiente. Clique aqui, deixe o seu contato e comece agora!

 


 

Gostou desse conteúdo? Leia também o nosso artigo sobre Hidrogênio Verde e continue nos acompanhando nas redes sociais, instagram e linkedin.