16 de setembro de 2019

« Voltar para o blog

Eficiência Energética: 3 dicas para uma prática consciente

Eficiência Energética: 3 dicas para uma prática consciente

 

A Eficiência Energética pode ser um diferencial no cotidiano de muitas empresas, mas muitas vezes simples ações podem passar despercebidas em virtude dos hábitos de consumo. Afinal, para muitos uma torneira aberta desperdiçando água incomoda muito mais que um equipamento ligado desperdiçando energia elétrica e vale lembrar que Energia Elétrica é um PRODUTO, pois possui: QUALIDADE, DEMANDA e CUSTO, logo devemos consumi-la da forma mais consciente possível.

 

Dessa forma, o que as empresas podem fazer para reduzir o consumo e economizar?
De forma bem básica, seguem 3 dicas para ajudar com a eficiência energética:

1 – Atuar na CONSCIENTIZAÇÃO, reduzir o TEMPO (kWh)

Reduzir ou otimizar o tempo de operação dos equipamentos reduzirá diretamente o consumo de energia elétrica. Por exemplo: Uma operação reduzida de 60 minutos para 54 minutos representará um consumo 10% menor. Logo, equipamentos ligados e sem utilização devem ser imediatamente desligados.

2 – Atuar na TECNOLOGIA, reduzir a POTÊNCIA (kWh)

Não se podendo mais atuar no tempo, devemos reduzir a POTÊNCIA, e aqui é muito importante listar quais equipamentos tem um alto consumo. Não significa dizer que os equipamentos de alta potência (kW) são os que consomem mais energia elétrica, pois devemos sempre verificar sua potência (kW) versus o tempo que opera (h).

Após essa análise, é importante atuar sempre naqueles que consomem mais e dessa forma inúmeras ações podem ser tomadas, desde desligar parte de suas luminárias convencionais ou substituí-las por tecnologia LED, até substituir seus motores de baixo rendimento por motores de alto rendimento.

3 – Atuar em ambos CONSCIENTIZAÇÃO e TECNOLOGIA, reduzir o TEMPO e a POTÊNCIA (kWh)

Cumpridas as dicas 1 e 2, o que resta agora é atuar em ambos: TEMPO e POTÊNCIA.
Um exemplo claro é que se você já substituiu suas lâmpadas convencionais por LED, agora há a possibilidade de aplicar vários recursos de automação que tanto reduzam o TEMPO como a POTÊNCIA, tais como: Dimmers, para variar a intensidade de corrente elétrica, controlando a intensidade de luz de acordo com o horário do dia e atuando diretamente na POTÊNCIA (W); e timers e sensores de presença para que possa atuar diretamente no TEMPO (h) de operação.

Praticar o uso de energia elétrica de forma consciente deve ser um exercício diário. Atuando com essas 3 dicas, é possível obter um resultado satisfatório e que pode ser sentido diretamente no bolso por consequência da redução da fatura de energia elétrica, porém devemos sempre entender que Eficiência Energética é diferente de RACIONAMENTO.

Ou seja, não significa deixar de produzir ou deixar de utilizar todos os benefícios que a energia elétrica proporciona e proporcionará para o avanço tecnológico.

Entre em contato com a Soma Energia para saber como podemos ajudar na Eficiência Energética da sua empresa.