31 de julho de 2020

« Voltar para o blog

Infográfico: Mercado Live X Geração Distribuída

Infográfico: Mercado Live X Geração Distribuída

Antes de se tomar uma decisão sobre para qual cenário migrar, veja o Infográfico: Mercado Livre x Geração Distribuída. É importante entender e avaliar qual é a alternativa ideal para o seu cenário. Trouxemos o infográfico explicando o que é cada mercado, quem pode participar e quais os benefícios de ambos.

O que é o Mercado Livre de Energia e a Geração Distribuída?

 

O Mercado Livre de Energia 

É o ambiente de negociação paralelo ao Ambiente Cativo ou Regulado, no Mercado Livre, os chamados consumidores livres firmam acordos diretamente com os fornecedor do serviço, podendo ser esse um gerador e/ou comercializador de energia. Empresas e/ou consumidores que possuem demanda de energia Contratada igual ou superior a 500 kW, por unidade ou conjunto de unidades com mesma raiz de CNPJ já pode fazer parte do Mercado Livre de Energia.

Esse é um ambiente comum para segmentos como supermercados, escolas, shoppings, hotéis, hospitais, além das indústrias, que consomem muita energia. Dentro do ambiente de contratação livre (Mercado livre) elas podem negociar todas as condições comerciais, escolher fonte de energia, fornecedor, debater preço, prazo de fornecimento e índices contratuais.

 

A Geração Distribuída  

Entrou em vigor em 2012 com a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, posteriormente atualizada na Resolução Normativa nº 687, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica, inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade.

Em suma, a energia gerada pelo agente no local do consumo ou próximo de onde a energia será consumida. É a produção de energia elétrica a partir de centrais geradoras que utilizam fontes de energia renováveis.

De acordo com a ANEEL, existem duas definições para o sistema de geração distribuída:

  • Microgeração distribuída: quando o sistema que gera a energia está conectada à rede com potência de até 75 kW.
  • Minigeração distribuída: quando o sistema que gera a energia está conectada à rede com potência superior a 75 kW e inferior a 5 MW.

 

Sistema de Compensação

Na Resolução Normativa 687, se colocou a possibilidade de a energia excedente originada pela unidade consumidora com micro ou minigeração ser colocada na rede da distribuidora, armazenando assim o excedente. Quando a energia disponibilizada na rede for maior que a consumida, o consumidor terá direito a um crédito em energia (kWh) para abater o uso em outro posto tarifário ou nas próximas faturas. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses.

 

Infográfico: Mercado Live X Geração Distribuída

 

 

Infográfico: Mercado Live X Geração Distribuída

Percebe-se que ambos os cenários, Mercado Livre de Energia e Geração Distribuída são iniciativas que corroboram para a independência do consumidor, levando liberdade de escolha e impacto direto na gestão, planejamento e economia.

Nós da Soma estamos ao lado das empresas consumidores, ajudando a migrar para o ambiente que melhor se encaixar no perfil, cenário e objetivo da empresa, criando assim uma Gestão Energética Eficiente e levando ganhos reais a curto, médio e longo prazo.

Já nos acompanha no Instagram e Linkedin? Pelas redes sociais sempre compartilhamos conteúdos relevantes e que ajudam a entender ainda mais como funciona o mercado de energia elétrica no Brasil e no mundo.