15 de junho de 2020

« Voltar para o blog

Tendências: Uma visão Pós-Pandemia (Coronavírus)

Tendências:  Uma visão Pós-Pandemia (Coronavírus)

Mesmo antes da chegada da COVID-19, a humanidade se via presa a várias crises simultâneas. O choque atual causado pelo coronavírus poderá acelerar uma mudança de paradigma que já estava em andamento e o resultado pode ser um mundo melhor e mais sustentável. Por isso, vamos conhecer as tendências e ter uma visão Pós-Pandemia (Coronavírus).

 

Um mundo em transformação

 

Atualmente, os países ricos estão investindo bilhões de dólares para amortecer as consequências iniciais da crise e ajudar as empresas a se manterem vivas. É o que deve ser feito, mas as fraturas estruturais que estão se abrindo atualmente, são, em última análise, inevitáveis. Muitos negócios, que agora estão fechados, talvez nunca mais possam reabrir suas portas. Fábricas em todo o mundo, que estavam produzindo à capacidade máxima apenas algumas semanas atrás, voltarão com ociosidade.

Indústria em meio a pandemia

As empresas de Internet crescem em novas áreas de negócios e desempenham um papel ainda maior em nossas vidas profissionais. Os executivos deverão avaliar se devem manter o local de suas fábricas e, se o fizerem, talvez prefiram cinco unidades de produção menores, em três países diferentes, do que uma única vasta fábrica na China, por exemplo. Isso deve resultar em maiores custos, mas minimizará os riscos e tornará a produção mais sustentável.

 

A adoção emergencial do home office por diversas empresas, como medida para reduzir o contágio do coronavírus, deve provocar uma mudança nas culturas organizacionais. Empresas que têm um cenário de operação em sua grande parte manual e sem processos digitais, sofreram muito, todavia, o home office parece ser um caminho sem volta.

A experiência forçada pela qual algumas instituições estão passando, precisando realizar atividades à distância, está levando muitos a declararem adesão ao modelo, mesmo após o fim da obrigatoriedade do distanciamento social em algumas regiões do Brasil e do mundo. 

O home office com processos de trabalho digitais/tecnológico se mostrou efetivo. Aliado a isso, tira carros da rua, desafoga o transporte público e mobiliza a economia de outra forma. 

 

Antecipando o Futuro 

 

O futuro foi acelerado pelos últimos acontecimentos e a grande pergunta é: estamos preparados para ele?

antecipando o futuro Não é só a questão do home office, a mudança que aconteceu na vida de pessoas, empresas e cidades, irá alterar antigos hábitos da nossa sociedade e, por isso, é necessário discutir soluções que nos prepare para as demandas deste “novo normal”. A necessidade de reconfiguração se torna evidente e inevitável e a inovação passa a ser um artigo de primeira necessidade, tanto para processos como para modelos de negócio. 

Diante da apresentação desse “futuro acelerado”, a inovação aberta, novas formas de trabalho, estratégias de marketplace, necessidade de revisão dos contratos,  responsabilidade social corporativa, resgate da relevância das marcas de mídia e busca de propósito, entre outros temas, não podem mais ser ignorados ou postergados.

 

Indústria 4.0

 

Continuando a falar sobre tendências e a visão do mundo pós-pandemia (coronavírus), a implantação da chamada “indústria 4.0” ganha maior relevância especialmente neste momento da retomada econômica pós-pandemia. A nova realidade afetou os segmentos industriais de formas muito diferentes, mas ficou claro que todas as empresas precisam se reinventar, e essa adaptação passa pela transformação digital. Quem se mover mais cedo, mais rapidamente e de forma mais decisiva vai estar melhor posicionado, com um cenário mais favorável, comparado a quem ficar realizando pequenos avanços incrementais.

tendências e ter uma visão Pós-Pandemia (Coronavírus) a tecnologia como forte aliada para o futuro

Grupos de colaboradores realizando atividades que poderiam ser realizadas por um número menor de funcionários ou mesmo automatizadas por meio de softwares ou soluções inovadoras são exemplos de ineficiência e, consequentemente, de custos desnecessários.

Além da eficiência, é preciso olhar o digital como caminho para aproximar clientes e prestadores de serviços. Parece contraditório, mas o mundo digital pode aproximar as pessoas, aumentando conexão e fortalecendo relacionamentos comerciais. Para citar dois exemplos de setores que historicamente têm um negócio mais centrado no mundo off-line, temos visto montadoras de veículos e academias de ginástica buscando soluções criativas para se aproximar de consumidores e alunos, respectivamente, durante a quarentena. 

No primeiro caso, conectando potenciais compradores de carros a vendedores de concessionárias mais próximas de sua localidade a partir do WhatsApp. No segundo caso, com o uso de transmissões ao vivo de aulas de dança, spinning e outras atividades físicas. Essas experiências digitais vão fortalecer os negócios não só em tempos de crise, mas também quando a pandemia passar. 

 

Sustentabilidade é palavra-chave

 

sustentabilidade é palavra chave

Neste novo cenário,  é importante destacar ainda o papel que as empresas irão desempenhar se posicionando de modo socialmente responsável. Para isso, é preciso reconhecer que as mesmas fazem parte de um ecossistema e assumir que elas tanto influenciam como são influenciadas por ele.

Sustentabilidade será uma palavra-chave na nova era que está surgindo com o coronavírus. A palavra será amplamente compreendida e será aplicada a toda atividade humana, mesmo no nível privado. Se os EUA não restringirem seu estilo de vida exorbitante, em breve não serão bem vistos pela comunidade internacional. A Europa e a China ficarão mais próximas como parceiras na proteção ambiental.

Um novo olhar


É possível ter um olhar otimista para esse novo mundo. As tendências e visão Pós-Pandemia (coronavírus) apontadas aqui são algumas das muitas mudanças que o mundo poderá passar. Será benéfico interromper os desenvolvimentos prejudiciais que estão conosco há muito tempo e será fascinante assistir ao desenvolvimento de um novo paradigma, ver velhas ideias morrerem e novas tomarem seu lugar.

As atividades remotas, automação de processos, experiência digital, busca por sustentabilidade e uma cobrança maior por responsabilidade social nas empresas são algumas tendências que ganharam força neste momento de transformação mundial e que prometem ficar.

 

Quer saber mais sobre as tendências de mercado pós corona no que tange ainda Gestão Energética Eficiente? Continue acompanhando o Blog da Soma e entre em contato conosco se precisar de uma empresa especialista para auxiliar na gestão estratégica energética.

Clique aqui e baixe o e-book completo sobre o Mercado Livre, conheça como começar uma nova jornada em busca da Gestão Energética Eficiente!