12 de dezembro de 2018

« Voltar para o blog

Setor Elétrico: conheça propostas para os próximos anos

Setor Elétrico: conheça propostas para os próximos anos

O Setor Elétrico, a fim de atender uma de suas premissas, tem buscado uma série de medidas visando a modicidade tarifária. Dentro desse cenário, duas ferramentas importantes têm ganhado destaque: o Mercado Livre de Energia e a Geração Distribuída. Ambas se tornaram nos últimos anos pauta entre os especialistas do assunto e objeto de consultas públicas e votações junto ao congresso.

A consulta pública nº 33 instaurada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), propondo uma nova regulação para o setor elétrico, prevê um cronograma onde até 2026 todos os clientes de média e alta tensão já possuam o direito de escolher seus próprios fornecedores de energia e que até 2022 estudos que visam a abertura do mercado de energia para clientes de baixa tensão já sejam apresentados. Essa abertura do mercado de energia proporcionará aos consumidores oportunidades de redução de custo em suas contas de luz, em virtude da livre concorrência que existirá entre os fornecedores de energia.

No que diz respeito à Geração Distribuída, o seu forte crescimento levantou inúmeras discussões sobre os benefícios trazidos por ela aos consumidores que possuem esses empreendimentos, em detrimento dos demais que não possuem nenhum tipo de geração distribuída, e que por muitas vezes acabam por financiar as políticas de incentivo a esse tipo de geração. Dessa maneira, por meio da consulta pública nº 10 instaurada pela ANEEL, estuda-se uma revisão tarifária que preveja um cenário onde sejam maximizados os benefícios da Geração Distribuída para toda a sociedade.

 

Leia mais sobre Geração Distribuída e sua regulamentação

O fato é que as duas propostas para o Setor Elétrico ganharão novos contornos nos próximos anos e embora ambas tragam indiscutíveis benefícios aos que optam por suas adesões, cada perfil de consumo possui diferente retorno para os diferentes cenários.

Os novos rumos reforçam que empresas especializadas em gestão energética, que possuam o conhecimento a respeito das regras e normas que regem cada uma dessas ferramentas, e que, portanto, auxiliem no processo de tomada de decisão entre elas, se tornarão, cada vez mais, importantes aliadas dos consumidores na busca pela redução de suas contas de energia elétrica.

Entre em contato com a Soma para saber como podemos ajudar sua empresa a ter uma melhor gestão de energia: comercial@somaenergia.com.br