16 de maio de 2018

« Voltar para o blog

Energia elétrica: por que buscar uma gestão independente?

Energia elétrica: por que buscar uma gestão independente?

Em um mercado competitivo, onde há diversas opções de fornecedores de energia elétrica e preços voláteis, ter uma gestão independente para lhe auxiliar a fazer a melhor escolha para a sua empresa é fundamental.

Mas, afinal de contas, o que é uma gestão independente? Confira o post para entender tudo o que você precisa saber sobre este assunto.

O que é Gestão Independente?

No mercado cativo de energia, o consumidor fica sujeito ao fornecimento que é estabelecido e ao aumento imprevisível de taxas e impostos que podem ser cobrados pela concessionária ou permissionária de energia. Já no mercado livre de energia, o consumidor pode se planejar melhor e ter resultados mais econômicos em sua aquisição de energia elétrica. Para pôr em prática este projeto e garantir transparência em seu contrato, o mais indicado é contratar uma empresa que exerça uma gestão independente.

Através desta forma de gestão, você poderá analisar as melhores opções de fornecedores e de preços de contratos para sua empresa. Depois de avaliar o perfil energético (demanda, consumo, sazonalidades, custos, dentre outros), o gestor independente deve buscar os fornecedores de energia que mais se adequam ao perfil de consumo da sua empresa para  apresentar a você as propostas que ofereçam opções e proporcionem competitividade. Além disso, é de extrema importância analisar também os riscos de mercado, de liquidez, de contraparte e a necessidade de garantias contratuais.

Com atendimento diferenciado, uma empresa com gestão independente pensa tanto no planejamento do consumidor quanto no desempenho de consumo, personalizando cada um de seus clientes para ajudar no resultado ideal a médio e longo prazo.

Atributos de um gestor independente

  • Não exercer atividades de comercialização de energia que confrontem com as funções inerentes à gestão;
  • Sólidos conhecimentos da resolução do Setor Elétrico, principalmente dos procedimentos de comercialização da CCEE;
  • Expertise na migração, gestão e resolução de ocorrências que, visualmente, envolvem o ambiente de contratação livre;
  • Ter sistemas e processos que garantam a correta execução das rotinas da CCEE, bem como da relação com os demais órgãos reguladores;
  • Ter acesso e agilidade aos diversos players: comercializadores, geradores, concessionárias de distribuição/transmissão, etc.

Quais são os riscos de não contar com uma gestão independente?

Sem contar com um auxílio de uma gestora independente, sua empresa poderá ficar limitada a apenas algumas empresas fornecedoras de energia, ou seja, não terá realmente a confiança de que aquela foi a melhor escolha para o seu perfil de consumo, maximizando a economia (redução de custos).

Além disso, sem uma gestão independente, sua empresa poderá ter menos transparência nos resultados do serviço contratado. Ou seja, a gestão independente possibilita que o processo de aquisição seja mais transparente e competitivo, além de apresentar processos e controles que garantam mais confiabilidade no serviço prestado.

Conheça a Soma e as vantagens de ter uma gestão independente.