10 de novembro de 2021

« Voltar para o blog

Planejamento, Orçamento e Gestão Energética para 2022

Planejamento, Orçamento e Gestão Energética para 2022

O setor elétrico está sob holofotes devido às altas no preço da energia e os reajustes nas tarifas, motivados pela crise hídrica. Dito isso, é impossível menosprezar a Gestão Energética como peça chave e estratégica dentro das empresas.

 

As empresas sabem que, a demanda energética corresponde a um dos maiores gastos financeiros dentro de suas realidades. Estima-se que o custo com com energia está entre os 3 maiores, independente do segmento, ficando atrás apenas da folha salarial ou aluguel e fretes. Em alguns casos, a demanda energética é tão intensa que fica em primeiro lugar como a mais onerosa dentro do planejamento financeiro.

 

E o orçamento é uma das etapas mais importantes no planejamento das empresas. Ser surpreendido com despesas e custos extras vai impactar negativamente e comprometer todo o ano.

Por isso te perguntamos, você está considerando a gestão energética dentro do seu planejamento estratégico e financeiro para 2022?

 

 

Planejamento 2022: um olhar 360º

 

 

O primeiro passo para o planejamento e orçamento do próximo ano é ter consciência do que foi feito neste ano que passou a considerar para o exercício de 2022 os seguintes pontos:

 

  • Alinhe seu orçamento com objetivos de negócio: Os resultados esperados para a empresa devem conversar com o plano de operação e gestão energética. É preciso mostrar que seus projetos ajudarão o negócio a prosperar.

 

  • Analise de ferramentas e ações: Esse passo é essencial para provisionar o orçamento. Deve-se compreender quais serão as ações e ferramentas que trarão benefícios para a empresa. Por exemplo, sua empresa tem uma plataforma digital de gestão energética? Um plano de eficiência energética está contemplado para atingor os resultados almejados?

 

  • Otimize processos: Complementando o tópico anterior, ao analisar novas possibilidades também se faz necessário revisar processos e entender como eles podem ser otimizados.

 

  • Considere múltiplos cenários: Não é possível prever o futuro, embora possamos ter projeções, a partir de fatos e dados. Então, considerar mais de um cenário garante mais segurança para o planejamento e a estratégia da organização.

 

 

O tema da Gestão Energética muitas vezes enfrenta o desafio de tomada de decisão baseada em dados, para planejar as melhorias de processo e os investimentos. Por esse motivo, os profissionais de finanças e de operações devem se munir de dados para defender a projeção de investimentos e para a realização de análise preditiva.

 

Ainda em pandemia e dois anos de muitos desafios no cenário econômico, nunca foi tão importante pensar em questões como inovação, investimento no digital, Eficiência Energética.

Gestão

 

E por que esperar momentos críticos para fortalecer a empresa, aumentar a produtividade, cortar custos extras e potencializar os lucros? Esse é um planejamento que precisa ser feito com antecedência, estudo e responsabilidade, considerando sempre uma visão macro, 360º, do que é possível ser feito. 

 

A Gestão Energética e os impactos na empresa

 

O custo com energia está entre os 3 maiores dentro de qualquer empresa, como falamos no início do artigo, portanto, a Gestão Energética precisa ser prioridade na hora de montar o planejamento.

Qual o objetivo da sua empresa para 2022?

a) Reduzir custos? 


b) Ser mais competitivo no mercado? 


c) Ter previsibilidade para tomar decisões assertivas?

 

Todas essas alternativas têm um ponto congruente que talvez você nunca tenha parado para pensar: a gestão energética. 


Empresas que estão no mercado cativo, acompanham frequentemente as oscilações do setor e reajustes exorbitantes no preço da energia. Esse ambiente incerto deixa a organização refém de algo que não está ao alcance dela, já que não existe liberdade para optar pelo seu fornecedor, renegociar contrato ou alternativas de economia. 

 

Por isso é tão importante ter ao seu lado uma assessoria que além de todo conhecimento, e isonomia, também agregue tecnologia e presença digital dentro do projeto, afinal, estamos em uma era que não perdoa quem não investe em tecnologia.

Tecnologia

 

Os clientes SOMA, por exemplo, possuem acesso ao ClickEnergy, uma plataforma criada por nós, onde cada um acompanha os resultados da sua empresa em dashboards intuitivos, é também um canal de comunicação aberta e direta com a equipe SOMA com boletins regulatórios  e as principais notícias do setor. Tudo em um mesmo lugar. 


Quer implantar um Programa de Gestão e Eficiência Energética e acelerar os resultados com uma metodologia comprovadamente eficaz? Fale conosco!


Tenha um planejamento financeiro em 2022 bem feito e reduza até 50% com uma Gestão Energética Inteligente. 

 

Gestão 2022