20 de julho de 2018

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Mercado Livre de Energia: descubra 5 mitos e verdades

Mercado Livre de Energia: descubra 5 mitos e verdades

O Mercado Livre de Energia foi criado em 1995 pela lei 9.074, devido às mudanças na regulamentação no setor elétrico, e teve como principal objetivo estimular a livre concorrência entre as empresas através da redução nos custos da energia elétrica. Consolidou-se como uma forma hábil de economia e um meio seguro de adquirir energia elétrica de maneira negociável.

O Mercado Livre de Energia é uma opção vantajosa para determinados padrões de consumo, já que é um ambiente possível para negociar produtos customizados e que atendam as necessidades da empresa com condições seguras de contrato. Dessa forma, o consumidor tem a chance de negociar as especificações de sua compra, com livre escolha do seu fornecedor. Continue lendo este texto para descobrir mitos e verdades sobre esta forma inovadora de fornecimento de energia.

 

O Mercado Livre de Energia é a opção que oferece mais vantagens para as empresas: mito ou verdade?

Mito. Apesar de oferecer diversos benefícios, o Mercado Livre de Energia não é a opção mais viável para todas as empresas. É fundamental fazer uma avaliação para saber qual é a escolha ideal, que será a mais apropriada para o seu negócio de acordo com suas condições, demandas e necessidades.

 

Diferente do Mercado Cativo, o Mercado Livre de Energia tem um contrato limitado.

Verdade. Os contratos do Mercado Livre são negociados bilateralmente por um determinado prazo, podendo ser renovados ou não.

 

Apenas empresas que utilizam acima de 3.000 KW podem participar do Mercado Livre de Energia.

Mito. Os consumidores do Mercado Livre de Energia se dividem em dois grupos: consumidores livres e especiais. Os consumidores livres são aqueles que têm acima de 3.000 KW de demanda contratada – se encaixam: siderúrgicas, montadoras, grandes indústrias, etc. Os consumidores especiais são aqueles que têm entre 500 KW e 3.000 KW de demanda contratada – se encaixam: shoppings, supermercados, hotéis, etc.

 

Somente os consumidores que se encontram no Mercado Livre de Energia podem negociar os preços de sua energia.

Verdade. Por existir um contrato negociado de forma bilateral, o Mercado Livre gera previsibilidade orçamentária para a empresa.

 

Ao migrar para o Mercado Livre de Energia, a empresa deixar de ter relação com a concessionária local.

Mito. A concessionária local continua sendo responsável pela transmissão e distribuição da energia elétrica, assim como no mercado cativo. A contratação de energia através do Mercado Livre de Energia pode ser bastante vantajosa para sua empresa.

A contratação de energia através do Mercado Livre pode ser bastante vantajosa para sua empresa. Para conferir mais informações sobre este modelo de contratação e avaliar se é ou não uma boa solução para sua empresa, faça o download do nosso e-book gratuito sobre Mercado Livre de Energia e continue acompanhando o nosso blog.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Soma.