31 de janeiro de 2022

« Voltar para o blog

[Infográfico] Megatrends do setor de energia

[Infográfico] Megatrends do setor de energia

O setor de energia vem passando por muitas discussões e desenvolvimento em diferentes áreas.

É unanimidade entre especialistas a necessidade de mudança e flexibilização de pontos que vão impactar em toda a cadeia, desde a geração até a entrega final ao consumidor.

Veja no infográfico abaixo as 5 megatrends do setor que precisam ser discutidas e exaltadas já que afetam o consumidor final e estimulam a economia.

 

 

Infográfico: Megatrends do setor de energia

Infográfico Megatrends do setor de energia

 

1. Democratização na Comercialização


O futuro do setor passa pela ampliação do Mercado Livre de Energia, só assim será possível gerar uma economia para uma parcela maior da sociedade. Além da economia, a autonomia e conveniência são dois fatores importantes para o consumidor final.

A câmara já aprovou o projeto que abre o ambiente de contratação livre para todos os consumidores em até 6 anos.

A respeito do projeto autorizado pela câmara, a mudança basicamente permite que qualquer pessoa possa escolher o seu distribuidor de energia. Hoje, quem tem demanda abaixo de 500MW pertence ao mercado cativo e está “obrigado” a adquirir energia de um único fornecedor.



E quem já está no Ambiente de Contratação Livre? 

 

Empresas que já estão dentro do Mercado Livre de Energia podem negociar seus contratos, escolherem qual será a sua fonte energia e discutir valores e cobranças.

A economia pode chegar até 30% da conta atual, segundo a ABRACEEL.  

 

“Seremos todos livres, mas só em 2028, no final da década.“.

                                         – Alexandre Lopes, vice-presidente da ABRACEEL.

 

2. Avanço da energia solar

 

O mercado vem se movimentando para que algumas premissas sejam implementadas e levadas adiante, uma delas é a sustentabilidade como pilar forte de empresas inteligentes e eficientes.

A energia solar fotovoltaica é uma energia limpa e renovável e com uma grande diferença competitiva: a implementação a custos mais baixos.

 

Uma fonte renovável de energia poderosa


A capacidade instalada pode chegar a 107 GW em todo o mundo. Nos últimos dois anos, a geração distribuída fotovoltaica vem crescendo em torno de 230% ao ano no Brasil e segundo a mais recente divulgação da Agência Internacional de Energia (IEA), o uso de energia solar no mundo poderá chegar a 30% em 2022.

 

3. Digitalização do Setor

 

O setor elétrico brasileiro está em plena ascensão e se desenvolvendo de forma surpreendente pela ampla difusão de novas tecnologias. São plataformas que permitem fazer monitoramento em tempo real de equipamentos, antecipando os diagnósticos de ocorrências de forma remota e tornando a cadeia cada vez mais eficiente.

Dentre as soluções que se destacam, um exemplo são os dispositivos inovadores de inspeção automatizada de linhas de transmissão. Eles reduzem os custos e garantem eficiência e segurança nessa operação como drones e machine learning; 

 

4. Oportunidades de empregos

 

Com o avanço do segmento de energia renovável, avanços em Data Science e novos modelos de comercialização, novas oportunidades de trabalho se abrem para técnicos, engenheiros, analistas de dados e vendedores consultivos.

 

“Vamos precisar, cada vez mais, de empresas de tecnologia para verificação da qualidade dos ventos, modelos de previsibilidade de geração de energia e toda a cadeia que envolve engenheiros eletricistas, mecânicos, de projetos e energias renováveis.

Novas profissões também podem surgir.

– Paulo Siqueira, CEO da Soma Energia.

 

5. Competição dentro deste segmento

 

Empresas estão investindo fortemente em tecnologia para entregar um serviço de qualidade ao consumidor, o que aumentará a competitividade entre as distribuidoras, geradores e comercializadores.

Além disso, projetos em outras áreas já estão em desenvolvimento, com a regularização do Mercado Livre para todos, é normal que empresas ganhem força e outras apareçam com novas abordagens e alianças entre diferentes ofertas de serviços.

Esse mercado aquecido fomenta novas oportunidades e principalmente, aumenta o poder de escolha do consumidor.

 

Quer saber mais sobre o mercado de energia? 

Leia o nosso e-book com todas as informações sobre o Mercado Livre de Energia e fale conosco. Você pode economizar até 50% de energia sendo um consumidor livre e realizando projetos de eficiência energética. Clique aqui