20 de maio de 2020

« Voltar para o blog

Infográfico: O Consumo de Energia durante o Isolamento Social

Infográfico: O Consumo de Energia durante o Isolamento Social

Trouxemos o Infográfico sobre o consumo de energia durante o isolamento social, nele, os dados referentes à reação de diferentes setores e regiões perante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Fica claro que é esperado uma retração no consumo de energia elétrica no que concerne aos setores da economia, um contraponto ao consumo doméstico.

De acordo com estudo realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o país apresentou uma redução de 11% nesse período, comparado a 2019.

Confira no infográfico abaixo os números comparativos referentes ao consumo por setor e região após as medidas de isolamento social.

Consumo de Energia

Esses dados são preliminares e extraídos do mercado livre e mercado cativo, o estudo do CCEE não considera o estado de Roraima, único que não está interligado ao sistema elétrico nacional.

O destaque fica para a retração do consumo de energia no setor de indústria automotiva, com uma margem significativa de 66% de redução, esse dado corrobora com os estudos que apontam forte queda do segmento como um todo, durante a pandemia do novo coronavírus. Veja o Termômetro do Setor Automotivo, pesquisa mensal da Automotive Business e Roland Berger

“Os dados que nós temos disponíveis hoje apontam para um início de estabilização. Resta saber se, com a flexibilização da quarentena em determinadas regiões e a sinalização de condições mais rigorosas de isolamento em outras, esse cenário se mantém”, Rui Altieri – Conselho de Administração da CCEE.

Quando se analisa por região e estado, o Sudeste se destaca e o Rio de Janeiro (RJ) lidera a queda do consumo de energia. Em contrapartida, são quatro os estados que tiveram alta no consumo: Pará (4%), Amapá (3%) e Maranhão (2%) e Mato Grosso (1%).

Quer saber mais sobre o Mercado de Energia e como aplicar uma Gestão Energética Eficiente? Entra em contato conosco!

No nosso blog, há uma série de conteúdos que facilitam a compreensão sobre todos esses temas, como esse e-book completo: Eficiência Energética Para Empresas .

Continue nos acompanhando por aqui e pelo nosso Linkedin! Até o próximo conteúdo!