26 de fevereiro de 2021

« Voltar para o blog

Infográfico: Indústria 4.0 e a Gestão Energética

Infográfico: Indústria 4.0 e a Gestão Energética

Para que possamos falar sobre a conexão entre o consumo de energia e a indústria 4.0, precisamos entender como chegamos até aqui, o que é a indústria 4.0 e como os conceitos se relacionam com a Gestão Energética Eficiente.


Até chegar na Indústria 4.0 

 

A Indústria 4.0 é um termo conhecido e associado a uma iniciativa estratégica do governo alemão, denominada Industria 4.0, o objetivo? “impulsionar a manufatura digital, promovendo a interconexão entre produtos, cadeias de valor e modelos de negócio”

Antes de falarmos sobre a Indústria 4.0, precisamos voltar um pouco nos séculos e entender como chegou até aqui, as mudanças estruturais e comportamentais desse conceito. 

Podemos definir em 3 eras: 

  • Indústria 1.0 (fim do século 18): primeiras máquinas e equipes de trabalho;
  • Indústria 2.0 (fim do século 19): primeiras linhas de montagem;
  • Indústria 3.0 (a partir de meados de 1970): quando a eletricidade e a tecnologia da informação foram introduzidas.

 

Indústria 4.0 

 

A Indústria 4.0 é a transformação digital de mercados industriais, sendo a manufatura inteligente a linha de frente. 

 

A Indústria 4.0 pode ser também tratada como a Quarta Revolução Industrial na manufatura discreta e de processos contínuos, na logística e nas cadeias de suprimentos (Logística 4.0), na indústria química, na energia, no transporte, em setores como óleo e gás, mineração e metalurgia, além de outras indústrias como recursos naturais, saúde, fármacos e até mesmo cidades inteligentes.

 

O que a Indústria 4.0 sinaliza não é apenas uma modernização estrutural dos meios de produção, mas uma mudança de paradigma na maneira como planejamos e executamos o desenvolvimento de produtos.

 

Conectar máquinas, sistemas e ativos em redes inteligentes capazes de controlar toda a cadeia de produção de maneira autônoma.

E qual a relação da sua fatura de energia com a Indústria 4.0? Ela é muito maior do que você imagina!

Infográfico: Gestão Energética e a Indústria 4.0



Vamos entender os principais conceitos e tecnologias relacionados à Indústria 4.0 no contexto do Gestão Energética:

 

Indústria 4.0

Quando se fala na relação entre Indústria 4.0 e Gestão Energética, pode-se ressaltar 3 pontos fundamentais:

Monitoramento: Captura de dados em resoluções cada vez detalhadas, viabilizando medidas específicas e assertivas dentro da gestão de energia.

Internet das Coisas: Conectividade entre instrumentos de medição  e arquitetura de automação. Coleta, comunicação e armazenamento de grandes volumes de dados relacionados ao consumo, geração e transformação de insumos energéticos.

Sustentabilidade: Diferentes fontes de geração de energia e tecnologias de gerenciamento capazes de reconhecer e garantir qualidade, economia e eficiência, ao consumo energético.

 

Gestão Energética Eficiente 

Fica claro a importância da tecnologia e do digital em um cenário de evolução contínua das empresas, um olhar que deixou de ser do futuro e já faz parte do presente.

Empresas que buscam resultados concretos, economia e redução na sua fatura de energia, precisam olhar com atenção para esse movimento.

O começo é um Assessoria de Gestão Energética que viabilize além das estratégias vinculadas a esse conceito, plataforma digital para acompanhamento e gestão.

Sua empresa pode reduzir até 35% dos custos com energia e tudo começa com um clique, saiba como: QUERO REDUZIR A MINHA FATURA DE ENERGIA!!!