25 de fevereiro de 2022

« Voltar para o blog

[Infográfico] Evolução da demanda energética até 2031

[Infográfico] Evolução da demanda energética até 2031

O PDE 2031 indica as perspectivas de evolução da demanda energética até 2031, dentro de uma visão integrada para os diversos meios energéticos.

O planejamento foi elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sob as diretrizes e o apoio das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) e de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do Ministério de Minas e Energia (MME).

Um ponto relevante, é que com o avanço da matriz elétrica, a energia hídrica deverá recuar para menos da metade de toda a matriz elétrica nacional.

 

Infográfico – Evolução da demanda energética 

Evolução da demanda energética

 

A transmissão totalizará 101 bilhões de investimentos. Somando os valores dos investimentos em energia elétrica, petróleo, gás e biocombustíveis, o PDE sinaliza um total de R$3,2 trilhões. A sinalização para a transmissão é de 33.633 km com 17.361 quilômetros previstas para entrar em operação até 2026

 

A força das energias renováveis 

 

O documento estima ainda que até 2050 as renováveis offshore (eólica e solar) podem fornecer energia para a produção de 1,7 bilhão de toneladas de H2V/ano, dos quais 1,3 bilhão apenas com painéis solares offshore.

Enquanto em terra (eólica, solar e hidráulica), as fontes teriam a capacidade de produzir pouco mais de 18 milhões de toneladas de H2V/ano.

O foco na energia solar é uma novidade. Até agora, a grande aposta dos investimentos em estudo no Brasil para produção de H2V estava concentrada nas eólicas offshore — com alguns parques já em processo de licenciamento.

No que se refere a Óleo e Gás, a publicação destaca que a previsão de importação de consideráveis volumes de derivados de petróleo poderá exigir investimentos na ampliação da capacidade de refino nacional ou na expansão e melhoria da eficiência operacional de infraestrutura logística do país.

Os estudos apontaram que o Brasil vai consolidar sua condição de exportador de petróleo e deve permanecer como importador líquido dos principais derivados durante todo o horizonte decenal, dando destaque para a importação de óleo diesel, nafta e querosene de aviação (QAV).

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou a Consulta Pública nº 119/2022, para aprimoramento do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031.

 

O ambiente de contratação livre de energia 

 

É certo afirmar que o Mercado Livre é a alternativa para quem busca liberdade para investir em energias renováveis, participar dessa evolução e ainda economizar na conta. 

 


Em 2021 o ACL bateu recorde de novas unidades consumidoras e a expectativa é ainda maior para esse ano. Com a última crise hídrica e suas consequências que ainda vão permanecer durante algum tempo, como falamos no nosso último artigo, leia aqui, o consumidor cativo ainda vai arcar com muitos prejuízos.

Você ainda não é um consumidor livre? Clique aqui, deixe o seu contato e vamos te ajudar a se tornar um.