29 de julho de 2021

« Voltar para o blog

Infográfico: Contratação no Mercado Livre de Energia

Infográfico: Contratação no Mercado Livre de Energia

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) viabiliza condições mais flexíveis e não tão onerosas para a comercialização de energia. É um ambiente dinâmico, no qual os consumidores empresariais podem escolher a melhor forma de adquirir o insumo energético.

A CCEE é responsável por administrar e registrar todos os contratos firmados entre os agentes. Na plataforma da CCEE o vendedor tem o compromisso de registrar seu contrato de compra e o representante do comprador é responsável por validar as informações contidas no contrato.

 

Veja abaixo o infográfico que preparamos com as condições para entrar no Mercado Livre de Energia e os tipos de contratos: 

 

Contratos no Mercado Livre de Energia

 

Para se tornar um consumidor livre, as empresas precisam estar dentro de um dos enquadramentos básicos:

> Consumidor Livre: Com demanda mínima de 1.500KW e pode optar pelo seu fornecedor e fonte.

> Consumidor Especial: Com demanda mínima entre 500 e 1.500KW, pode adquirir energia de pequenas centrais hidrelétricas ou fontes renováveis.

> Comunhão: Junção com outras unidades consumidoras desde que todas estejam consumindo com o mesmo CNPJ e alocados no mesmo submergido.

As condições e cláusulas contratuais, como: preço, prazo, quantidade, indexador, flexibilidade, entre outros são livremente negociadas entre os agentes.

 

Vale salientar que o preço da energia no Mercado Livre é muito volátil por conta de uma série de variáveis. O que isso significa? Mais alternativas para os consumidores optarem e criarem um planejamento dentro da sua demanda.

 

As escolhas na aquisição de energia passam pela percepção das alternativas e de suas vantagens e desvantagens na ótica do consumidor. Ela pode ser motivada por diversos fatores como preço, flexibilidade, atendimento adequado, serviços complementares, entre outros.

Portanto, é fundamental recorrer a empresas especializadas que possam oferecer suporte para a negociação e definir as melhores estratégias para contração de energia.

Quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia? Leia o nosso e-book com todas as informações e fale conosco. Você pode economizar até 35% de energia sendo um consumidor livre. Clique aqui