15 de abril de 2020

« Voltar para o blog

Infográfico: Análise de Mercado (Migração)

Infográfico: Análise de Mercado (Migração)

O setor elétrico brasileiro é constituído por dois pilares: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Qual a diferença dos dois? O que é mais vantajoso para as empresas? Essas são perguntas recorrentes e importantes, por isso trouxemos hoje esse Infográfico: Análise de Mercado (Migração). Primeiro, vamos as perguntas:

Ambiente de Contratação Regulada (ACR)

Segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica entre agentes vendedores e agentes de distribuição, precedidas de licitação, ressalvados os casos previstos em lei, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos, isso segundo a própria. ANEEL – Decreto nº 5.163 de 30 de julho de 2004.

Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica, objeto de contratos bilaterais livremente negociados, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos. ANEEL – Decreto nº 5.163 de 30 de julho de 2004.

O que é mais vantajoso para as empresas? 

Essa pergunta, em tese subjetiva, fica a critério de cada Gestão Energética da empresa, todavia, o Ambiente de Contratação Livre dispõe de mecanismos e liberdade de escolha que torna contratos mais promissores, abrindo as opções de fontes energéticas e possibilitando negociação de taxas e valores. O que isso significa? No Mercado Livre de Energia a empresa tem autonomia de negociar com a distribuidora, o consumidor livre adquire energia diretamente de geradores ou comercializadores. Nesse ambiente de contratação, a livre concorrência na comercialização de energia gera uma competitividade no mercado, permite ao consumidor reduzir os custos com a energia elétrica, e flexibiliza a negociação, gerando previsibilidade dos preços.

Infográfico: Análise de Mercado (Migração)

 

No Infográfico abaixo fica claro o movimento realizado nos últimos anos no país com relação ao Mercado Livre de Energia e como se deu essa migração por estado. Importante perceber que mais do que uma alternativa, é uma realidade cada vez mais em ascensão. Veja quais estados lideram o movimento de migração para o Ambiente de Contratação Livre e quais se destacaram no último ano.

Infográfico: Análise de Mercado (Migração)

 

Quer saber mais? Entra em contato conosco, vamos falar sobre Migração para o Mercado Livre e Gestão Energética Eficiente.
No nosso blog há uma série de conteúdos que facilitam a compreensão sobre todos esses temas, como esse e-book completo: Gestão Energética.

Continue nos acompanhando por aqui e pelo nosso Linkedin! Até o próximo conteúdo!