19 de novembro de 2020

« Voltar para o blog

GD Compartilhada – Modalidade em ascensão

GD Compartilhada – Modalidade em ascensão

No nosso artigo passado, explicamos o que era GD (Geração Distribuída) e trouxemos em formato de infográfico, mais informações sobre o assunto e quais são as suas modalidades.

Aqui nesse artigo o foco é a GD Compartilhada, a modalidade de maior evidência e ascensão. Vamos explicar tudo sobre e porque ela pode ser a alternativa ideal para o seu modelo de Gestão Energética.  

 

O que é a GD (Geração Distribuída) e o Sistema de Créditos? 

 

A Geração Distribuída é uma alternativa que permite que os consumidores sejam prosumidores, derivado do inglês prosumer (producer-consumer), ou seja, eles podem gerar e consumir a sua própria energia. A GD também institui um sistema de compensação de crédito, veja foto abaixo: 

 

 

Foi publicado em 2012 pela ANEEL as regras da GD no Brasil, desde então, com a necessidade e busca por economia de energia e redução nos custos, essas regras foram revistas e atualizadas em 2015, transformando da GD, o caminho ideal para um determinado público.

 

Modalidades de GD (Geração Distribuída)

 

A GD possui modalidades para diferentes perfis de consumidores energéticos, como falamos no início do artigo, nesse infográfico você vai entender detalhes de cada uma das modalidades.

Um breve resumo de cada uma: 

➡️ Consumo Próprio: O  sistema gera energia que será usada para o próprio consumo da UC, não sendo possível transferir créditos para outras UC’s e gerando economia na conta individual.
➡️ Empreendimentos com Múltiplas UC’s: As unidades consumidoras (UC’s) podem ter diferentes titularidades desde que pertençam ao mesmo condomínio e/ou empreendimento.
➡️ Autoconsumo Remoto: todas as UCs façam parte da mesma concessionária e pertencem ao mesmo titular de onde o sistema é instalado.
➡️ Geração Compartilhada: Reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão/permissão, por meio de consórcio/cooperativa. Veja mais sobre a GD Compartilhada logo abaixo: 

 

GD Compartilhada – A modalidade que está em ascensão

 

Nessa modalidade os consumidores, sejam eles de CPF ou CNPJ distintos, são abastecidos pela mesma concessionária, estejam esses associados por meio de um consórcio ou cooperativa. A unidade geradora de energia pode ficar em local diferente das unidades consumidoras. 

A Resolução 687 trouxe dois grandes benefícios a esse sistema de compensação de créditos:

  • A usina de geração distribuída não precisa estar necessariamente no local de consumo, podendo ser instalada em qualquer ponto da área de concessão da distribuidora;
  • A energia gerada pode ser compensada em um ou mais pontos de consumo remoto, desde que usina e unidades consumidoras estejam registrados no mesmo CNPJ ou CPF.

A principal vantagem da Geração Compartilhada é a economia em escala.

Economia em escala é quando o preço por kWp cai na medida em que a potência do sistema aumenta. Isso acontece porque na GD compartilhada os custos com instalação, logística, manutenção … são menores e fracionados, o que gera economia. 

Esse modelo de GD está em ascensão e vem se tornando muito popular justamente pela flexibilidade de atender consumidores distintos dentro de uma mesma projeção. Isso gera economia para todas as partes, divisão do investimento e consequentemente, redução na conta de energia. 

 

 

Outro exemplo prático são os lojistas que podem se reunir para compartilhar a energia gerada por um sistema instalado em um terreno, que pode ser localizado em qualquer zona. 

Portanto, através da geração compartilhada diferentes consumidores se unem para receber o crédito proveniente da geração de energia elétrica.

 

Buscando uma Gestora Independente

 

Você sabe qual a Importância da Gestão Independente no processo de migração para o Mercado Livre ou assessoria para entrar na GD? 

Enquanto no mercado cativo de energia o consumidor fica sujeito ao fornecimento que é estabelecido e ao aumento imprevisível de taxas e impostos que podem ser cobrados pela concessionária ou permissionária de energia, no mercado livre de energia e GD, os consumidores podem se planejar, visando reduzir os custos na conta final. 

Ter uma Gestora independente auxiliando a sua empresa durante esse processo garante transparência em seu contrato e a melhor negociação para A SUA EMPRESA.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Atributos de um gestor independente:

 

✔️ Não exercer atividades de comercialização de energia que confrontam com as funções inerentes à gestão;

✔️ Sólidos conhecimentos da resolução do Setor Elétrico, principalmente dos procedimentos de comercialização da CCEE;

✔️ Expertise na migração, gestão e resolução de ocorrências que, visualmente, envolvem o ambiente de contratação livre;

✔️ Ter sistemas e processos que garantam a correta execução das rotinas da CCEE, bem como da relação com os demais órgãos reguladores;

✔️ Ter acesso e agilidade aos diversos players: comercializadores, geradores, concessionárias de distribuição/transmissão, etc.

Nós da Soma somos uma empresa independente, ou seja, estamos ao lado e sempre a postos para buscar o melhor para os nossos clientes, só assim é possível criar uma Gestão Energética Eficiente de verdade. Precisa de assessoria para a sua empresa economizar com energia? Fale Conosco!