27 de agosto de 2020

« Voltar para o blog

CCEE atinge a marca de 10 mil agentes 

CCEE atinge a marca de 10 mil agentes 

Nós da SOMA somos representantes da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Esse mês, a CCEE atinge a marca de 10 mil agentes associados, número extremamente positivo e animador para aqueles que assim como nós, buscam as melhores alternativas para redução de custos com energia e realizam projetos de Eficiência Energética.  

 

Mas afinal, o que é a CCEE? 

 

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica atua como operadora do mercado no país e o seu foco é viabilizar um ambiente de negociação transparente, competitivo, sustentável e seguro. 

 

São de responsabilidade da CCEE:

 

✔️Desenvolver, aprimorar e divulgar essas normas aos participantes do mercado de energia elétrica.

✔️ Contabilizar as operações de compra e venda de energia elétrica 

✔️Apurar mensalmente as diferenças entre os montantes contratados e os montantes efetivamente gerados ou consumidos pelos agentes de mercado

✔️Determinar os débitos e créditos dos agentes com base nas diferenças apuradas

✔️Realizar a liquidação financeira das operações

➡️ Cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

 

Todas as operações realizadas pela CCEE são regidas por regras e procedimentos e por isso a segurança em cada transação. 

 

O que fazem e quem são os agentes da CCEE

 

Quando falamos que essa marca de 10 mil agentes da Camara de Comercializacao de Energia Elétrica é extremamente positiva e animado é porque os agentes da CCEE são as empresas que atuam no setor de energia elétrica nas áreas de geração, distribuição e comercialização. Há ainda os consumidores livres e consumidores especiais, conceitos associados à demanda e também à fonte de geração de energia.

 

Percebe-se então o quanto as empresas em uma perspectiva geral, estão cada vez mais educadas no que tange Gestão Energética e buscam alternativas eficientes e inteligentes para os seus negócios. Se os agentes estão crescente, podemos presumir que o mercado também. 

 

CCEE atinge a marca de 10 mil agentes 

 

Segundo a própria CCEE, dois fatores influenciaram o crescimento do número de agentes:

 

  1. A Diversificação de fontes com a contratação de usinas em leilões
  2. A Criação e expansão do mercado livre de energia.  

 

No infográfico abaixo, os dados da CCEE sobre os agentes por classe e a evolução em 2020, em uma cenário anual e por mês. 

 

CCEE atinge marca de 10mil agentes

 

Busca mais conteúdos sobre o mercado de energia? 

 

Aqui no nosso blog temos sempre conteúdos que facilitam a compreensão sobre o Mercado de Energia, como o e-book Gestão Energética

 

Continue nos acompanhando aqui e pelo nosso Linkedin e Instagram. Se a sua empresa precisa reduzir custos com energia, fale conosco!